Dúvidas Frequentes: De quem é a atribuição de coletar hemoculturas? E dentro do laboratório de quem é a atribuição de fazer a cultura das mesmas, se é do técnico de enfermagem ou do bioquímico?

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, com base no decreto e na lei do exercício profissional, no Código de Ética da Profissão e na Portaria do Centro de Vigilância Sanitária n° 01, de 18 de janeiro de 2000, conclui que o profissional Técnico de Enfermagem está apto a realizar coleta venosa para hemocultura. Nas atividades laboratoriais, o mesmo, deve estar legalmente habilitado com certificado de conclusão de curso que confira capacitação para a execução de atividades técnicas afetas à fase pré-analítica e, sob supervisão da (o) enfermeira (o). Ressalta-se que é fundamental a padronização dos cuidados a serem prestados aos pacientes submetidos à coleta de hemocultura, a fim de garantir assistência de enfermagem segura, por isso, sugere-se a construção de protocolo referente a este tema. A consulta relacionada ao exercício profissional do Bioquímico deve ser realizada ao CRF (Conselho Regional de Farmácia).

Caso você deseje a fundamentação desta resposta clique aqui.