Audiência Pública, na Alesc, debate Educação a Distância no Ensino Técnico e na Graduação em Enfermagem

O ensino a distância nos cursos de Enfermagem será tema de Audiência Pública no dia 15 de março, das 10h às 12h, na Alesc, Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, localizado na Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis, Santa Catarina.

A discussão desta temática é uma proposição do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). “O Coren/SC e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) posicionam-se contrários à formação em Enfermagem a distância, pois a complexidade dos assuntos exige aulas presenciais, teórico-práticas, estágio supervisionado e contato com o paciente”, explanou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani. A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa apoia o evento. “Somos parceiros do Coren/SC em diversas atividades e não poderia ser diferente neste momento. Debater a qualidade da formação dos nossos profissionais de saúde é essencial”, afirma a presidente, deputada estadual Ana Paula Lima (PT).

Situação EAD no país – Em 2015, profissionais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais inspecionaram 315 polos de apoio presencial dos cursos e constataram a ausência de infraestrutura e condições de ensino, com descumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais. O relatório foi encaminhado para o Ministério Público Federal, que abriu inquérito para apurar a situação. O documento também foi entregue para o Ministério da Saúde, Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Educação (CNE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e Congresso Nacional para conhecimento e providências.

Projeto de Lei contra EAD em Enfermagem – O Cofen propôs o Projeto de Lei nº 2.891/2015, apresentado pelo Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB/SP), para inclusão na Lei do Exercício Profissional a obrigatoriedade de formação exclusivamente em cursos presenciais para os profissionais da área.

Contamos com a sua presença para discutir um assunto tão importante para a profissão e consequentemente para a sociedade.

Audiência Pública sobre EAD em Enfermagem
15 de março | das 10h às 12h
Local: Alesc, Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, localizado na Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis, Santa Catarina.