Capital sediará Encontro de Aleitamento Materno

Organizadores do evento estiveram na Secretaria de Saúde para pedir apoio

Florianópolis será sede, de 22 a 25 de novembro, do 14º Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e do 4º Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável. O evento é realizado pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan), em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde.

O encontro é dirigido a profissionais de saúde e grupos comunitários de apoio que trabalham com a saúde de lactentes, crianças de primeira infância e mulheres. O objetivo é promover o debate sobre o tema, com foco na sustentabilidade dessas práticas de amamentação e de alimentação complementar saudável.

Durante a semana são realizadas mesas redondas, conferências, manifestações culturais e o projeto Mil Mães, que pretende reunir mães das cidades da região para um ato coletivo de amamentação. Em 2014, o evento reuniu 2140 mães em Manaus.

Números

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de 6 meses amamentadas exclusivamente com leite materno. Em Florianópolis, dados desta mesma pesquisa indicam índices de 63,8% em menores de 4 meses e de 52,4% em menores de 6 meses, sendo considerada a segunda capital com a melhor prevalência de aleitamento materno exclusivo.

A Capital catarinense desenvolve ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, um esforço no sentido de aumentar ainda mais as taxas de amamentação, como os hospitais amigos da criança, bancos de leite, Central de Incentivo ao Aleitamento Materno, grupos de gestantes na iniciativa pública e privada e adesão à licença maternidade de 6 meses para as funcionárias municipais.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis conta, atualmente, com 35 tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil pelo Ministério da Saúde, que propõe a construção de atividades voltadas à amamentação e alimentação saudável adequadas à realidade de cada local, com a corresponsabilidade de todos para a construção de um fluxo de acolhimento ao usuário e a concretização das metas pactuadas.

As oficinas da estratégia são realizadas nos centros de saúde, que também oferecem Cantinhos da Amamentação – espaços destinados à promoção do aleitamento materno. Além disso, o projeto Creche Amiga da Amamentação foi implantado em 32 unidades de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o Capital Criança, através do Programa Saúde na Escola.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis