Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem na região de Chapecó abordará Panorama e Perspectivas da Dengue, Chikungunya e Zika

Atividade também falará sobre Gestão da Clínica e Pesquisa Perfil da Enfermagem em Santa Catarina

Dos 32 municípios catarinenses considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, 25 localizam-se na região oeste do Estado. O alto índice aliado ao papel dos profissionais de Enfermagem incentivou o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) a incluir a palestra “Panorama e Perspectivas da Dengue, Chikungunya e Zika” na pauta de discussões da 3ª edição do Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem da região de Chapecó. O Diretor de Vigilância Epidemiólgica de Santa Catarina, Enfermeiro João Augusto Fuck, ministrará a palestra.

O Encontro será realizado no dia 29 de março, das 8h30min às 17h, no Salão de Atos Unochapecó, localizado Avenida Senador Atilio Fontana, 591 E, Chapecó.

Além dessa temática, no Encontro serão abordados: “Pesquisa Perfil da Enfermagem em Santa Catarina”, pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, e “Gestão da Clínica”, pela Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Dra. Angela Maria Blatt Ortiga.

Inscrições abertas

Responsáveis Técnicos de Enfermagem dos 92 municípios de abrangência da Subseção do Coren/SC em Chapecó são convidados a participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

Municípios infestados pelo Aedes aegypt

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) a definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos. Os municípios de Bom Jesus e Descanso, embora não tenham informado até o momento a disseminação e manutenção dos focos de Aedes aegypti, foram considerados infestados em função da elevada taxa de incidência de dengue em seus territórios (autocnonia).

Encontros de Responsáveis Técnicos de Enfermagem em todas as regiões do Estado

Intensificar as atividades de educação de Enfermagem faz parte dos compromissos da Gestão 2015-2017. “Entendemos que quanto mais instrumentalizados estiverem os Enfermeiros, os Técnicos e os Auxiliares de Enfermagem melhor será a assistência prestada à sociedade”, frisou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

O Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem consiste em uma das atividades desenvolvidas regularmente pelo Coren/SC para atualização profissional. Nesta 3ª edição, o Coren/SC focou na “Gestão da Clínica”, mas avaliando a necessidade de cada região, trouxe atividades específicas. Para o Sul do Estado, por exemplo, o Encontro contemplou Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Por onde passa, o Encontro recebe avaliação positiva dos participantes. “O ensinamento trouxe um tema novo: Gestão da Clínica, que vai auxiliar na modernização da prática assistencial; trouxe o desafio de se aprofundar no assunto e, no fim de tudo, buscar sempre a melhoria na assistência de Enfermagem”, afirmou a Gerente de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, Enfermeira Denise Thum. “O Encontro vai contribuir para ampliar a parceria do Responsável Técnico de Enfermagem junto a gestão, favorecendo a aplicação da Gestão da Clínica com a equipe de Enfermagem e a multidisciplinar”, opinou a Gerente de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Gaspar, Enfermeira Maria Gilvani Kinel.

Programação em Chapecó

PROGRAMAÇÃO ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM - CHAPECÓ
2016

HORÁRIO
ATIVIDADE
8h
Credenciamento com Café
08h30min - 10h00minExposição dialogadaPanorama e Perspectivas da Dengue, Chikungunya e Zica em SC

Palestrante: Enf. João Augusto Fuck

Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC.
10h05min – 11h00minExposição dialogadaPesquisa Perfil da Enfermagem em Santa Catarina.
Palestrante:
Presidente do Coren/SC Enfermeira Msc. Helga Regina Bresciani
11h05min - 12h30minExposição dialogada Gestão da Clinica

Palestrante:
Conselheira Enfermeira Dra. Angela Maria Blatt Ortiga
12h00min - 13h00minAlmoço Livre (por conta de cada participante)
13h40min - 14h00minTrabalho em GrupoOrientação para o Trabalho em Grupo
14h00min - 15h30minTrabalho em GrupoConforme Roteiro e texto de apoio
15h35min - 16h30minRelato dos grupos e plenária FinalApresentação e consolidação dos resultados dos grupos
16h30min - 17h00min
Avaliação do Seminário