Presidente do Coren/SC expõe déficit de profissionais de Enfermagem no Hospital Municipal São José, de Joinville, em reunião do Conselho Municipal de Saúde

IMG-20160316-WA0007A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, participou de reunião do Conselho Municipal de Saúde de Joinville na terça-feira (15 de março) para detalhar a situação de trabalho dos profissionais de Enfermagem do Hospital Municipal São José, localizado na cidade de Joinville.

“Em 2012, após a fiscalização do Coren/SC e medidas administrativas sem sucesso, o Coren/SC instaurou ação civil em função do subdimensionamento dos profissionais de Enfermagem no Hospital Municipal São José. O défict era de 185 profissionais de Enfermagem. Estamos aguardando julgamento do recurso no Superior Tribunal de Justiça (STS) desde julho de 2014. Durante este período, a situação piorou já que o atendimento está cada vez mais complexo, exigindo melhor preparo. Não podemos aceitar que diminua ainda mais o número de profissionais de Enfermagem com a justificativa que a Prefeitura está no limite da Responsabilidade Fiscal, já que estes cortes devem levar em conta que prejudicará o atendimento à população de Joinville”, explanou Bresciani.

Citando dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, a Presidente do Coren/SC informou que em Santa Catarina 67,5% declaram desgaste profissional. “A jornada extenuante, déficit de material e de pessoal têm levado ao absenteísmo e adoecimento no trabalho. A qualidade da atenção à saúde depende diretamente da qualidade das ações desenvolvidas pela Enfermagem. Os profissionais de Enfermagem representam 50% da força de trabalho na saúde. Precisamos ter o número de profissionais de Enfermagem suficiente para prover condições para a realização da assistência segura e de qualidade”, reforçou.

Para encerrar, a Presidente do Coren/SC solicitou apoio do Conselho Municipal de Saúde para reverter essa realidade vivenciada no Hospital Municipal São José, de Joinville.

Do Coren/SC, também participaram da reunião: o Enfermeiro Fiscal, Charles Carvalho de Souza, e a Conselheira Marlene Serafim, que é membro do Conselho Municipal de Saúde de Joinville.