Novos membros de Comissão de Ética de Enfermagem são nomeados em quatro hospitais

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) deu posse aos novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem (CEEn) em quatro hospitais. O Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul e o Hospital Santo Antônio, em Blumenau, realizaram a cerimônia de posse dos membros da CEEn no dia 26 de fevereiro. No dia 8 de março, foi a vez da Associação Hospital São José, em Jaraguá do Sul, e do Hospital Municipal São José, em Joinville, nomearem os membros efetivos e suplentes da comissão.

HMSJ JOINVILLE

A Presidente da Comissão de Ética do Coren/SC Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi destaca a importância da existência das comissões nas instituições de saúde. “O propósito da existência de uma comissão de Ética em Enfermagem é resguardar a conduta profissional nos aspectos éticos permitindo e ampliando a discussão da profissão. A CEEn tem caráter preventivo e educativo permitindo o diálogo entre profissionais visando cada vez mais a melhoria da qualidade da assistência ao usuário, pois se preocupa em identificar falhas e implementar ações que minimizem e previnam a ocorrência de erros no cotidiano laboral da Enfermagem”. Segundo a conselheira, a expectativa é que a atuação da Comissão de Ética sirva de apoio para a gerência de Enfermagem e administrativa e que tenha seu empenho voltado para estabelecer uma cultura de discussões sobre os dilemas éticos que envolvem a profissão com a equipe de Enfermagem.

Maria do Carmo salienta ainda a importância dos fiscais nas cerimônias de posse das comissões. “Sou grata pela presença dos enfermeiros fiscais do Coren/SC nas cerimônias de posse das comissões de ética, pois eles, devido suas funções fiscalizatórias estão à frente das atividades do Conselho de Enfermagem e mantém uma maior aproximação com os profissionais e com as instituições de saúde, fortalecendo vínculos  e  facilitando os contatos”, avalia.

Para Renan Urack Sagrilo, Gerente Executivo Assistencial da Associação Hospitalar São José, a Comissão de ética de Enfermagem possui extrema relevância para o hospital. “Creio que os membros da CEEn ao desempenhar seu trabalho com seriedade e sabedoria, e tendo como princípio básico o caráter educativo de suas ações, orienta o exercício ético dos profissionais de enfermagem para uma assistência de enfermagem de excelência”, afirma

Confira abaixo os membros de cada CEEn.

Hospital Regional Alto Vale – Rio do Sul
Enfermeira Angela Vanderlinde Murara