Cofen define atribuições dos profissionais de Enfermagem no IML e Análise Forense

Especialidade em Enfermagem Forense é reconhecida desde 2011 pelo Cofen

cofe

475ª Reunião Ordinária de Plenária (ROP) do Cofen acontece em Rio Branco/AC

O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou na quarta-feira (16/3), por unanimidade, Parecer Técnico da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen (CTLN), determinando a legalidade da atuação dos profissionais de enfermagem nos IML e Laboratórios Forenses do Brasil.

“Trata-se uma área de atuação relativamente nova, mas com grande potencial de expansão”, afirma a vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira. Desde 2011, a especialidade de Enfermagem forense é reconhecida pelo Cofen. Responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência e aos agressores, o profissional deve estar preparado para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso ou desastre de massa, fazendo a ponte entre as Ciências da Saúde e a legislação pertinente.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem