Coren/SC promove reuniões com Comissões de Ética de Enfermagem em três hospitais

No dia 4 de março, a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC (CEC), Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, e a Enfermeira Fiscal da Subseção Chapecó, Ângela Toqueto, realizaram reuniões com as Comissões de Ética de Enfermagem (CEEn) de três hospitais de Chapecó. O objetivo era conhecer as atividades realizadas pelas comissões no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, no Hospital Regional do Oeste e no Hospital Unimed, bem como discutir assuntos relacionados ao funcionamento, dúvidas frequentes e encaminhamentos para o planejamento anual de ações relacionadas a questões éticas na enfermagem.

No Hospital Unimed Chapecó, pontuou-se a necessidade de novo processo eleitoral para formação da CEEn, uma vez que o mandato da atual expirou. Já nos Hospitais Augusta Muller Bohner e Regional, foram reforçados os aspectos técnicos procedimentais da CEEn e a importância do planejamento de ações que visem ampliar as discussões a respeito de dilemas éticos da profissão.

Além dos assuntos relacionados às CEEn, os membros receberam recomendações sobre a atualização dos dados cadastrais dos profissionais de Enfermagem no portal do Coren/SC e o uso do site como fonte de informações da área da Saúde. A Enfermeira Ângela Toqueto prestou orientações sobre a renovação da carteira de identidade profissional e reforçou o convite para a participação no Encontro de Responsáveis Técnicos e nas Conferências de Enfermagem, que estão programadas para este ano.

A Coordenadora Maria do Carmo Vicensi afirma que as reuniões foram produtivas e proporcionaram um melhor entrosamento entre Coren/SC e CEEn, o que facilita o andamento das atividades. Maria do Carmo destaca também a importância de criar a cultura de discussão sobre ética na Enfermagem, visando prevenir a ocorrência de erros.

[unitegallery reunioeshospitaischapeco]