Coren/SC e Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis assinam Termo de Cooperação Técnica para disponibilizar Protocolos de Enfermagem a municípios catarinenses

IMG_20160330_145418471Os protocolos de Enfermagem, desenvolvidos pela Comissão Permanente da Sistematização da Assistência de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, em breve serão compartilhados com outros municípios catarinenses. Para a socialização dos conteúdos, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, e o Secretário Municipal de Saúde da Capital, Carlos Daniel M. S. Moutinho Junior, assinaram Termo de Cooperação Técnica. A solenidade, realizada na sede do Coren/SC na quarta-feira (30 de março), foi prestigiada por Enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde.

IMG_20160330_141514412_HDR“A aplicação dos Protocolos de Enfermagem na prática assistencial são fundamentais para direcionar os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para qualidade e segurança dos serviços, além de ampliar a autonomia dos Enfermeiros, conforme prevê a Lei do Exercício Profissional”, explanou a Presidente do Coren/SC. A parceria, formalizada na quarta-feira, foi solicitada pela Presidente do Coren/SC no lançamento do primeiro dos seis volumes que compõem a série.

Para o Secretário de Saúde de Florianópolis, compartilhar conhecimento tão importante para os profissionais de Enfermagem e consequentemente para a população é motivo de orgulho. “Essa formalização do Termo de Cooperação Técnica tem um potencial enorme, pois pode atingir o Estado todo. É fundamental pensar assim em longo prazo com sustentabilidade das ações”, citou.

Um exemplo de como o Protocolo de Enfermagem colaborará com a assistência prestada pelo Enfermeiro está na prescrição de medicamentos. Conforme a Lei do Exercício Profissional nº 7.498/1986, artigo 11, inciso II, alínea c, cabe ao Enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

“Dos seis volumes planejados, Florianópolis já concluiu dois. O primeiro sobre Hipertensão, Diabetes e outros fatores cardiovasculares associados e o segundo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS. Os outros quatro serão concluídos até o final do ano e contemplarão os temas como Mulher, Criança, Cuidado de Feridas, Atendimento a Demanda Espontânea e Urgência e Emergência”, ponderou a Gerente de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Enfermeira Elizimara Ferreira Siqueira, citando nominalmente cada um dos Enfermeiros que formaram o grupo de trabalho para a elaboração dos protocolos. Elizimara também é Conselheira do Coren/SC.

DSC09530