Coren/SC encerra em Chapecó 3ª edição dos Encontros de Responsáveis Técnicos de Enfermagem

IMG_0361De novembro de 2015 a março de 2016, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) desenvolveu em todas as regiões do Estado a 3ª edição dos Encontros de Responsáveis Técnicos (RT). “Os Encontros são realizados regularmente para atualizar os Responsáveis Técnicos de Enfermagem. Nesta edição, trabalhamos a temática Gestão da Clínica e explanamos também sobre dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem em Santa Catarina”, contou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani.

Além dessas abordagens, o Coren/SC analisou as peculiaridades e demandas de cada região. Em Criciúma, o encontro foi estendido para dois dias, sendo um totalmente dedicado a Sistematização da Assistência em Enfermagem. Já em Chapecó, o assunto de abertura foi “Panorama e Perspectivas da Dengue, Chikungunya e Zika”, ministrada pelo Enfermeiro João Augusto Fuck da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

“Considero esses Encontros de Responsáveis Ténicos de Enfermagem muito importantes para atualização de conhecimento. Muitas vezes o nosso foco está no trabalhar, trabalhar, trabalhar, bem operacional. E quando vamos para um encontro assim nos leva a refletir sobre gestão e nossa prática assistencial. Além do momento das palestras, também temos oportunidade para trocar experiências com outros colegas e isso nos fortalece”, citou a Responsável Técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhalzinho, Enfermeira Ivanete Maria Rauber Althaus, que assume também a Coordenação da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica.

IMG_0365

Pinhalzinho é a cidade catarinense que apresenta o maior número de casos autóctones de dengue no Estado (78,2%), conforme Boletim Epidemiológico do período de 1º de janeiro a 26 de março de 2016. No momento da divulgação do Boletim, de acordo com informações sobre o Local Provável de Infecção, existia a confirmação de transmissão autóctone de dengue em 19 municípios de Santa Catarina. Dos 19 municípios, 15 eram da região Oeste.

A dengue é uma doença transmitida pelo Aedes aegypt, assim como Chikungunya e Zika. O número de focos do mosquito identificados em 2016 está acima do registrado no ano passado. De janeiro até 26 de março de 2016, foram identificados 3.504 focos em 119 municípios catarinenses, enquanto neste mesmo período do ano passado foram 3.180 casos em 85 municípios.

As orientações do Enfermeiro João Augusto Fuck também ressaltaram o papel dos profissionais de Enfermagem para identificação dos sintomas e encaminhamentos.

Confira no Boletim sobre a situação da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus em Santa Catarina e sintomas

Mais Encontros de Responsáveis Técnicos de Enfermagem em maio e em junho

Ainda neste ano, nos meses de maio e junho, o Coren/SC – com apoio do Cofen e parceria das entidades representativas da Enfermagem, instituições de ensino e de saúde – realizará mais um encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem. Desta vez, a temática será Segurança do Paciente e envolverá, além do Responsável Técnico de Enfermagem, mais um profissional de Enfermagem de nível médio da equipe. As atividades serão desenvolvidas em alusão à 77ª Semana Brasileira de Enfermagem. Em breve, o Coren/SC divulgará mais informações.