Dia Mundial da Saúde: data para reforçar combate e prevenção do mosquito Aedes aegypti

No dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Seguindo orientações do Ministério da Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) orienta para a realização de semana de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, envolvendo comunidade, estudantes, bem como profissionais de ensino e de saúde para reduzir os focos de reprodução do mosquito.

Mobilização da família e comunidade escolar pelo combate ao Aedes aegypti

1. Sugestão de atividades que podem ser desenvolvidas pelo município

a) Integração das Secretarias Municipais/Estaduais de Saúde, da Educação, do Meio Ambiente e de representantes das famílias dos estudantes na definição de ações e projetos locais a serem implementados de forma interdisciplinar pelas escolas da rede estadual e municipal.
b) Revisão das estratégias de limpeza, coleta e manejo do lixo no âmbito do município com a mobilização da população a partir da escola.

2. Sugestão de atividades que podem ser desenvolvidas especificamente pelas escolas:

a. Dimensão Didático-Pedagógica: Oficinas e Exposições com Projetos Escolares de estudantes que incorporem:

• o AEDES AEGYPTI e suas possíveis consequências (principalmente a Zika);

• Saúde Ambiental e cuidados preventivos com relação ao meio ambiente;

• projetos culturais (música, dança, teatro, etc).

• palestras e seminários abertos à comunidade com a participação ativa de pais e familiares dos estudantes para tratar de cuidados individuais e coletivos preventivos e de transformação;

• distribuição de materiais informativos e didáticos.

Em suma, exposições, palestras e atividades lúdicas e pedagógicas. Uma semana da ciência, por exemplo.

b. Dimensão de combate ao mosquito oficinas e atividades com:

• mapeamento dos locais com acúmulo de lixo e água;

• limpeza e descarte de lixo;

• oficinas com práticas preventivas (“areia em vasos suspiros” de fossas etc) e palestras – agentes de saúde pública.

Dicas para deixar a casa livre do mosquito

eliminar_focos_Dengue_001

Crianças contra o Zika

Para sensibilizar ainda mais as crianças, o Ministério da Saúde lançou o projeto “Crianças contra Zika”, usando a música para ampliar os conhecimentos sobre as doenças e formas de prevenção. Com seis videoclipes, as canções foram compostas por músicos brasileiros e abordam o vírus Zika e o combate ao Aedes aegypti.

Entre os artistas convidados estão André Abujamra, Zeca Baleiro, Hélio Ziskind, Arnaldo Antunes, Xis, Marisa Orth e Palavra Cantada compuseram e interpretaram as canções, sob a curadoria musical de André Abujamra. O material é veiculado semanalmente pelo SBT, como parte da programação infantil, por meio da plataforma SBT do Bem. O canal também irá exibir minidocumentários, contando o processo de criação de cada compositor.

A série será disponibilizada, ainda, nas redes sociais, e as seis canções serão lançadas e distribuídas, posteriormente, em mais de cem serviços de transmissão de música e lojas virtuais, como iTunes, Google Play, Spotify, Deezer e Apple Music.

Fonte: Coren/SC, Ministério da Saúde, e Blog da Saúde (Gabriela Rocha)