Enfermeira Fiscal do Coren/SC Criciúma explica papel das entidades representativas da Enfermagem para acadêmicos da Esucri

Os estudantes da 1ª fase do curso de graduação em Enfermagem da Esucri (Escola Superior de Criciúma) participaram na terça-feira (5 de abril) da palestra “Papel das entidades representativas da Enfermagem”, ministrada pela Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) da Subseção Criciúma Daiane Leandro Freitas.

Criciúma

A atividade foi realizada a convite da professora Denise Maccarini Tereza, que ministra a disciplina Introdução à História da Enfermagem. “Os estudantes costumam confundir muito as atribuições de cada entidade de classe. Durante as aulas trabalhamos bastante essa questão e para finalizar a atividade, convidamos a representante do Coren/SC para interagir com os acadêmicos, mostrando como funciona na prática”, explanou Denise.

A palestrante detalhou as competências de cada entidade representativa da Enfermagem. “O Coren/SC, de forma bastante resumida, atua em três frentes: registro dos profissionais de Enfermagem; fiscalização do exercício ético-profissional para garantir o cumprimento da legislação em prol da assistência segura e de qualidade; e julgamento ético. Já a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) foca no desenvolvimento de atividades científicas, culturais e de lazer. Enquanto o Sindicato defende os trabalhadores nas questões trabalhistas”, explanou.

As orientações da Enfermeira Fiscal aprofundaram-se em relação ao processo de fiscalização. “O trabalho da fiscalização do Coren/SC consiste na orientação aos profissionais de Enfermagem para o exercício ético-profissional e inspeção às instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para assegurar que as normas relacionadas à Enfermagem sejam cumpridas, a exemplo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen n° 311/2007)”, ponderou.

Daiane também mencionou aos futuros profissionais de Enfermagem sobre o site do Conselho, que contempla uma série de serviços e informações on-line. “No próprio site do Conselho, os profissionais têm acesso à documentação para fazer a inscrição; podem emitir a Certidão de Regularidade Financeira e até visualizar quantos profissionais de Enfermagem trabalham em cada município catarinense, favorecendo planejamento de ações”, citou.