Coren/SC renova Comissões de Ética de Enfermagem em hospitais de Florianópolis e de Criciúma

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) empossou os novos profissionais de Enfermagem que darão continuidade aos trabalhos das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEn) no Hospital São João Batista, em Criciúma, e no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.

IMG-20160330-WA0005No dia 30 de março, a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC (CEC), Enfermeira Msc. Maria do Carmo Vicensi, esteve em Criciúma para a solenidade de posse dos novos membros da CEEn do Hospital São João Batista. Na ocasião, estavam presentes a Enfermeira Fiscal de Criciúma Daiane Leandro Freitas, a gerente administrativa do hospital Mariana Rothlisberger, a gerente de Enfermagem Enfermeira Fabiani Borges Ugioni, o conselheiro do Coren/SC, Técnico de Enfermagem Edson Farias Alves, a vice-presidente do Sindisaúde Criciúma, Zenair Terezinha Ramos Cauduro e profissionais de Enfermagem da instituição.

Para a gerente administrativa do Hospital São João Batista Mariana Rothlisberger, a Comissão de Ética vem para renovar os valores da Enfermagem e garantir um futuro melhor para os que virão. “A Comissão de Ética, hoje, tem papel mais importante do que nunca. Não só por vivenciarmos a área da saúde que demanda tanto cuidado para amenizar a dor do próximo, mas também devido ao momento de crise moral e ética que estamos passando no nosso país”, avalia.

Comissão anterior e novaFabiani Borges Ugioni, gerente de Enfermagem, acrescenta que a nova CEEn tem a missão de dar continuidade aos trabalhos já iniciados pela comissão anterior de zelar pelo serviço seguro e de qualidade assistencial ofertado aos pacientes do hospital. “Hoje temos uma comissão pronta para assumir o papel de educar, orientar e reciclar nossos colaboradores mediante ao principal objetivo da empresa, que é cuidar de pessoas”.

Edson Farias Alves, Conselheiro do Coren/SC, parabenizou o excelente trabalho desenvolvido pela CEEn do Hospital São João Batista e desejou sucesso aos novos membros. Desde a instauração da comissão de ética do Hospital São João Batista, a instituição apresenta número baixo de denúncias ao Coren/SC.

A Enfermeira Fiscal Daiane Leandro Freitas enfatizou sua satisfação em participar pela quarta vez da solenidade de posse da comissão do Hospital São João Batista e destacou a importância da existência da CEEn nas instituições de saúde.“Isso demonstra o compromisso com o cumprimento das exigências do Coren/SC relacionadas às questões éticas”, conclui.

DSC09533No dia 31 de março, foi a vez do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, renovar o compromisso com as questões éticas da profissão. A Coordenadora da CEC deu posse aos membros da CEEn na presença do diretor do hospital, Dr. Antonio Miranda, da gerente de Enfermagem, Ivana Tonon e da Enfermeira Elizandra Faria Andrade, que atua na Comissão de Ética do Coren/SC e também faz parte do quadro de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos. Elizandra, que organizou e acompanhou o processo eleitoral da CEEn, destacou os trabalhos realizados pela CEC ao longo dos anos na instituição, parabenizando e desejando sucesso a todos.

A Coordenadora da CEC ressaltou o propósito educativo e preventivo da CEEn. “A CEEn deve discutir os dilemas éticos da profissão e fortalecer cada vez mais o caráter técnico-cientifico e ético da equipe de Enfermagem no que diz respeito a preservação dos princípios da justiça, igualdade, autonomia e responsabilidade diante da comunidade e instituição de saúde”.
Cópia de DSC09557Para Ivana Tonon, gerente de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos, ter uma CEEn dentro da instituição é uma maneira de mostrar para o servidor o que representa o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. “Se o profissional não tem conhecimento sobre o código de ética, ele não vai saber o que está fazendo certo ou errado. A CEEn, junto com o Coren/SC, possibilita maior divulgação do Código de Ética dos Profissionais”, conclui.

A Enfermeira Marizete Lopes Favaro, eleita presidente da comissão, afirma que os membros da CEEn estão ansiosos para começar a atuar. “Nós vamos ser o braço direito do Coren/SC aqui no Hospital Nereu Ramos. Não mediremos esforços para fazer uma comissão mais educativa, mais efetiva para que os profissionais se conscientizem sobre a ética, tanto entre os colegas quanto com os pacientes”, afirma.

Confira abaixo o nome dos novos membros das CEEn dos hospitais Nereu Ramos e São João Batista.

Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis
Membros efetivos: