Coordenadora da Câmara Técnica do Coren/SC participa de Oficina no Cofen sobre Enfermagem Estética

IMG_9907Motivada pelos diversos questionamentos dos profissionais de Enfermagem de Santa Catarina
sobre a atuação na área da estética, a Coordenadora da Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Ioná Vieira Bez Birolo, participou de Oficina sobre o assunto no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A Enfermeira reconhece que ainda há uma lacuna de informações sobre quais procedimentos estéticos podem ser realizados pelos Enfermeiros e quais as habilitações necessárias para a prestação destes serviços, apesar da Lei do Exercício Profissional nº 7.498/1996 ser bastante abrangente e clara sobre as competências dos profissionais de Enfermagem. “Estética é um assunto emergente e promissor para os profissionais autônomos, favorecendo o empreendedorismo na Enfermagem. O debate realizado em grupos na tarde do seminário teve o objetivo de construir materiais para subsidiar reunião do Cofen na manhã do dia seguinte e certamente fortaleceu o discurso para a normatização da atuação nesta área”, explanou.

Ioná defende que o conhecimento técnico-científico dos profissionais de Enfermagem, a familiaridade com procedimentos tanto simples como complexos e a formação humanista serão muito produtivos também para o atendimento da população na área da estética.