17 de maio: Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem

Vista-se de branco e junte-se a nós nesta luta que diz respeito à nossa profissão e à saúde

No dia 17 de maio, em todo o país será Dia de Luta pela Valorização da Enfermagem. Às 9h, haverá Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para debater reivindicações fundamentais para a profissão, como: regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, instituição do piso salarial profissional, implementação do dimensionamento de pessoal nos locais de trabalho, formação e capacitação permanente, locais de trabalho em condições adequadas para uma assistência segura e garantia de local adequado para o descanso. Às 12h30min, no Ticen, no Centro de Florianópolis, os membros do Fórum Catarinense 30 horas Já farão apresentação de peça teatral demonstrando a realidade vivenciada na prática profissional.

Para convidar a população e os profissionais de saúde para participar do Dia Nacional de Luta pela Valorização Profissional, os representantes do Fórum Catarinense 30h Já farão mobilizações em várias cidades catarinenses no dia 12 de maio.

O Fórum Catarinense 30h Já representa a união de entidades representativas da Enfermagem pela aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada em 30h semanais para a categoria, e conquistas por melhores condições de trabalho. Integram o Fórum: Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC), Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de Florianópolis (SindSaúde/SC), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal em Santa Catarina (Sindprevs/SC), Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fetessesc) e diversos Sindicatos no Estado.