Reunião do Fórum 30h Já define ações em Santa Catarina

Na manhã dessa segunda-feira (6 de junho), representantes de algumas entidades integrantes do Fórum 30h Já: Enfermagem Unida por um objetivo estiveram reunidos na sede do Coren/SC, em Florianópolis, para avaliar a audiência pública realizada dia 17 de maio na Assembleia Legislativa (Alesc) e definir novas ações.

Sobre a avaliação do Dia Nacional de Luta para a Valorização da Enfermagem, numa audiência pública coordenada pela deputada Ana Paula Lima na Alesc, todos foram unânimes em elogiar a mobilização e as falas dos participantes, pois o tema ganhou visibilidade e atraiu lideranças de várias partes do Estado.

Entre os encaminhamentos, ficou definido que será feito um planejamento de atividades, será marcada uma reunião com assessores jurídicos das entidades para detalhar o projeto do piso estadual e também será promovido um evento no segundo semestre com os sindicatos que representam os trabalhadores das secretarias municipais de saúde.

Participantes do Fórum 30h Já

“Precisamos reforçar o trabalho de valorização da Enfermagem. Os profissionais devem ser reconhecidos como fundamentais nas equipes de saúde e para isso precisam se empoderar, tendo noção dessa importância”, ressaltou a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, que aproveitou a oportunidade para divulgar a realização das Conferências Regionais de Enfermagem que iniciam dia 5 de julho, em Criciúma, e depois ocorrerão em todas as regiões do Estado até a Conferência Estadual, dias 8 e 9 de novembro, em Florianópolis.

A assessora parlamentar e enfermeira Luciane d´Ávila vai solicitar à deputada Ana Paula que se pronuncie na tribuna sobre as Conferências, destacando que Santa Catarina será o Estado pioneiro nessa realização.

O diretor do SindSaúde/SC, Nereu Sandro Espezim, solicitou que o Fórum 30h Já faça notas de repúdio aos projetos que tramitam na Câmara dos Deputados com retirada de direitos dos trabalhadores, sendo a sugestão acatada por todos. “São cerca de 55 projetos que mudam a legislação trabalhista e o prioritário que devemos combater é o que reduz a carga horária e o salário”, disse ele, que encaminhou ainda a realização de uma reunião com os assessores de comunicação das entidades para promover uma campanha de valorização da Enfermagem.

Almir Alexandre, diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e Região, destacou que a formação política precisa ser constante entre os profissionais, para que todos entendam que as conquistas dependem de cada um. A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Mafra e Região, Laurentina Luz, também lembrou como é desafiador mobilizar os profissionais.

Estavam presentes também:  Camilo Cabral, Cleonice Cabral e Angelita dos Santos Farias, do Sindicato dos Empregados de Serviços de Saúde de Mafra e Região; Darlan Miranda, Daiane Nicocelli e Josiane Müller, profissionais de Jaraguá do Sul.