Caçador e Lages receberam o 4º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem

Mais duas cidades receberam o 4º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem. No dia 1 de junho o evento ocorreu em Caçador, no auditório da Uniarp, e no dia seguinte, dia 2 de junho, foi a vez dos profissionais de Lages se reunirem na Uniplac para ouvir as palestras e debater sobre o tema “Segurança do Paciente”.

As atividades recebem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e parceria com entidades representativas da Enfermagem, instituições de saúde e de ensino.

Nos dois locais, a programação iniciou às 8h da manhã e foi até às 17h, com palestras pela manhã e oficinas de trabalho à tarde.

DSCN0110Em Caçador, a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, abriu as atividades ressaltando as principais causas de denúncias éticas, como a incorreta administração de medicamentos. “Devemos sistematizar a assistência de Enfermagem para uma prática segura e de qualidade, pois o registro das atividades mostra que temos conhecimento da área. Caso contrário, sempre assumiremos apenas a culpa dos problemas”, enfatizou Helga.

DSCN0119A palestra da Enfermeira Ida Zoz de Souza levou informação sobre os cuidados centrados no paciente, numa abordagem da RDC n° 63 de 2011. Ela destacou que os responsáveis técnicos precisam estar inseridos nas comissões de segurança do paciente para que possam transmitir esse conhecimento à equipe e, consequentemente, oferecer mais qualidade na assistência. “Na atenção primária é preciso ensinar os cuidados às famílias e assim evitar internações desnecessárias e que expõem a mais riscos, como infecção”, disse Ida.

Entre os participantes, houve a Enfermeira Rubiane Zago disse que considerou mais importante as informações sobre a implantação de auditoria dos protocolos de segurança do paciente nos setores. Já a Enfermeira docente Patrícia de Lima Ribeiro lembrou que é preciso refletir sobre a mudança de hábitos. “O que fazíamos há 10 anos não se usa mais hoje, portanto devemos nos aprimorar sempre para garantir um atendimento seguro”, afirmou.

Também participaram das atividades as Enfermeiras fiscais da subseção do Coren/SC em Caçador, Ignes Balatka Weber e Laryssa Inoue.

DSCN0180

Em Lages
também houve a palestra da Enfermeira Ida Zoz de Souza e apresentação da presidente do Coren/SC sobre sistematização da assistência em Enfermagem. Ida fez um alerta aos responsáveis técnicos sobre a atuação dos estagiários para que estejam acompanhados do professor e assim evitar erros, e também apontou que muitas falhas entre os profissionais ocorrem por falta de check list, de protocolos e de comunicação, sendo essencial a realização de capacitações e treinamentos.

Helga foi enfática e disse que a prática segura exige também mais profissionais, portanto, sugeriu aos responsáveis que façam pedidos protocolados para solicitar aos gestores a ampliação da equipe e enviem cópia ao Coren/SC. “Enfermagem que se posiciona e faz a diferença. Precisamos conhecer a legislação para ter argumentos em prol da Enfermagem”, disse ela.

DSCN0350

O Enfermeiro Jair Arruda já havia participado de outros eventos do Coren/SC e disse que nesse Encontro a atividade o fez refletir sobre a importância de manter protocolos para a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. A Enfermeira Joice Cristina da Silva Ferreira disse que conseguiu sanar muitas dúvidas que surgem no dia a dia. “Já temos núcleo e protocolo de segurança onde atuo, mas não estão ativos, portanto o tema esclareceu como fazer essa implantação e oferecer um atendimento mais seguro”, concluiu.

À tarde foram realizadas oficinas com os participantes divididos em dois grupos para poderem debater as práticas e receberem informações técnicas sobre segurança do paciente

Participaram das atividades a conselheira Rosângela Borges da Silva  e Enfermeiras fiscais da subseção do Coren/SC em Lages, Giana Marlize Boeira e Lilian Farias Heinzen.