COMO FOI: última edição do 4º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem em Joinville e Jaraguá do Sul

Para encerrar as atividades promovidas pelo Coren/SC na 77a Semana Brasileira de Enfermagem, foram realizados em Joinville e em Jaraguá do Sul, os últimos dois eventos do 4º Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem. Estes encerraram o ciclo de oito encontros que ocorreram pelo Estado entre maio e junho sempre com o tema “Segurança do Paciente”. As atividades recebem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e parceria com entidades representativas da Enfermagem, instituições de saúde e de ensino.

4º RT em Joinville

Na Univille também participaram das atividades as anfitriãs do evento, a  Reitora Dra. Sandra Aparecida Furlan e a coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, Professora Mestre Elviani Basso Moura.

DSCN0474Para abordar questões sobre cuidados do paciente de acordo com as boas práticas em serviço de saúde, a Enfermeira  Ida Zoz de Souzafez uma palestra enfatizando a importância das ações dos enfermeiros para manter o cliente seguro e como os profissionais precisam estar atentos na administração de medicamentos, assim como na definição de procedimentos junto com a equipe de saúde.

Conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Segurança ao Paciente, Santa Catarina contabilizou 1.409 notificações de acidentes adversos, de março de 2014 a novembro de 2015. As falhas mais cometidas estão relacionadas aos medicamentos. Atualmente, o Estado conta com quatro mil instituições que prestam serviços de saúde, incluindo 181  hospitais. Possui também 91 Núcleos cadastrados de Segurança ao Paciente.

Depois, a presidente do Coren/SC falou sobre a profissão com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas instituições de saúde como forma inclusive de valorizar as práticas da Enfermagem. “Nós precisamos registrar o que fazemos para mostrar como é importante nossa atuação e dar visibilidade ao nosso trabalho”, disse Helga, destacando os princípios da legislação da Enfermagem, o Código de Ética dos Profissionais e as responsabilidades e deveres da profissão.

Para a presidente, só podemos melhorar a qualidade e a segurança na assistência dos profissionais se existir essa prática dentro das unidades. “A equipe multiprofissional precisa ter essa sistematização e o profissional de Enfermagem é peça chave”. Tanto em Joinville como em Jaraguá do Sul, durante a tarde foram realizadas oficinas com os participantes divididos em dois grupos com enfermeiros e profissionais de nível médio para poderem debater as práticas e receberem informações técnicas sobre segurança do paciente.

Ao encerrar oficialmente as atividades da 77a Semana Brasileira de Enfermagem com esses encontros, a presidente do Coren/SC agradeceu todos os envolvidos na organização dos eventos, a participação dos conselheiros e Enfermeiras(os) fiscais, além de ressaltar que a atuação do Conselho prioriza a capacitação e a valorização da profissão. Nos próximos meses, disse Helga, inicia a agenda da 1a Conferência de Enfermagem de Santa Catarina, que vai realizar oito etapas regionais entre julho e outubro para formular propostas sobre os vários temas que envolvem a profissão e construir diretrizes que serão aprovadas na etapa estadual, nos dias 8 e 9 de novembro, em Florianópolis.

[unitegallery 4_RT_Joinville_e_Jaragua_do_Sul]