Palestras do Projeto Primeira Inscrição de maio e junho

O Projeto Primeira Inscrição (PPI) passou por cinco cidades catarinenses em entre maio e junho. Foram seis palestras ministradas em instituições de ensino de Caçador, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba e Joinville. O projeto tem como objetivo orientar os formandos quanto à documentação necessária para requerer a carteira de identidade profissional e ampliar o vínculo entre escolas, Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) e profissionais da Enfermagem.

A Enfermeira Fiscal Laryssa Inoue ministrou palestra no dia 17 de maio, no Senac , e no dia 8 de junho, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba. Após as apresentações os alunos tiram várias dúvidas, principalmente em relação ao prazo para confecção de carteirinha e custos. “Acredito que as palestras sejam fundamentais para que possamos ter um primeiro contato com os futuros profissionais, pois geralmente, enquanto estão cursando, eles conhecem muito pouco sobre as funções do conselho, as obrigatoriedades geradas após fazer uma inscrição, os compromissos, direitos e deveres de todos os profissionais de enfermagem”, afirma Laryssa.

A Enfermeira Fiscal conta que na última vez que esteve na Unoesc foi bastante questionada sobre o problema de criação de subcategorias dentro da classe de enfermeiro. “Há muitos hospitais da região contratando enfermeiro trainee, junior, assistencial , que contratam o profissional de nível superior por baixos salários para realizar a função do técnico de Enfermagem. Informei a eles que, infelizmente, esse é um problema que acontece em diversas outras cidades “. Para Larissa, o mercado está com muitos profissionais graduados em Enfermagem e os técnicos acabam desistindo da profissão por causa dos baixos salários. “Precisamos que a categoria esteja unida para cobrar de nossos representantes aprovação do PL 459/2015. Orientei também que, apesar de questões trabalhistas serem responsabilidade dos sindicatos, que se essa é uma solicitação da categoria, precisam manifestá-la diretamente para a diretoria”, ponderou.

No dia 23 de maio, a conselheira Enfermeira Maria do Carmo Vicensi esteve no Colégio Casemiro de Abreu, em Curitibanos. No dia 24, participou do encerramento da Semana de Enfermagem no Senac de Caçador e apresentou o tema da primeira inscrição profissional aos alunos e professores do curso. “Dialogar, com estudantes do curso técnico em Enfermagem  sobre a missão, visão e valores do Coren/SC os aproxima dos deveres, direitos e proibições da categoria, favorecendo a politização dos futuros profissionais” pontua Maria do Carmo.

No dia 24 de maio, o Enfermeiro Fiscal Charles Carvalho de Souza esteve na Escola Técnica Pró-Rim, de Joinville. A conselheira Priscila Rodrigues da Cunha e os auxiliares administrativos Cleide Corrêa e Odirlei Ferreira da Silva levaram o projeto PPI para a Univali de Itajaí no dia 29 de junho. No dia 30, o Coren/SC recebeu os alunos de Enfermagem da Faculdade de Santa Catarina (Fasc) para a palestra do projeto PPI ministrada pela Enfermeira Fiscal Karla Rodrigues Barzan.

[unitegallery PPImaiojunho2016]

Projeto Primeira Inscrição

Desde outubro de 2015, o Projeto Primeira Inscrição vem otimizando o processo da primeira inscrição da carteira de identidade profissional e orientando quanto aos tipos de inscrição e as obrigatoriedades do exercício profissional. As palestras do projeto nas instituições de ensino podem ser solicitadas pelo site do Coren/SC, através deste formulário que deve ser respondido 30 dias antes da data pretendida. Após o preenchimento, o Coren/SC entrará em contato com a instituição.