Palestra sobre o papel das entidades da Enfermagem na UFFS em Chapecó

UFFS 2 (1)As Enfermeiras Fiscais Angela Maria Toqueto e Carolise Ana Basso, do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), estiveram, no dia 27 de julho, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, para uma conversa com os alunos do curso de Enfermagem sobre o papel das entidades da categoria, legislação, atribuições do enfermeiro responsável técnico e pontos importantes sobre o registro do profissional nos órgãos da categoria. Na ocasião, também foi feito o convite para as etapas regionais das conferências de Enfermagem.

Segundo a professora Tassiana Potrich, a palestra foi solicitada para o componente curricular Contexto Social e Profissional I, que aborda toda a história da profissão do enfermeiro e sua evolução até os dias atuais, perpassando pelas questões de atuação profissional, competências do enfermeiro e as bases legais que regulamentam a profissão. “Entendemos que a conversa com as enfermeiras Carolise e Angela nos auxiliaram no esclarecimento das bases legais da profissão e do exercício profissional. Também foi possível esclarecer aos UFFS (1)acadêmicos quais são as entidades representativas da profissão e quais os seus papéis. Os alunos avaliaram a atividade como de grande valia, pois as Enfermeiras Fiscais traduziram para a prática do dia a dia os regulamentos e as leis que regem a profissão’, destaca a docente.

A Enfermeira Fiscal Carolise Ana Basso ressaltou a necessidade de conversar com os estudantes sobre os papéis das entidades de Enfermagem. “Acredito que é muito importante trabalhar com alunos da área da Enfermagem, seja da graduação ou nível médio, para que possam compreender o papel do Conselho e das demais entidades representativas, assim como o Código de Ética e o papel do Responsável Técnico para terem uma ideia da legislação em suas atividades profissionais”, afirma.