Etapa Regional em Lages debate os desafios da Enfermagem

Durante todo o dia 12 de setembro, cerca de 110 profissionais e estudantes se reuniram no auditório da Uniplac, em Lages, para debater a Enfermagem em mais uma Etapa Regional da 1ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina.

DSCN1739

DSCN1666Este foi o quarto encontro, já tendo ocorridos as etapas em Criciúma, Florianópolis e Blumenau. A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenou os trabalhos, fez a leitura do Regimento aprovado pela Plenária do Conselho e colocou em discussão o Regulamento da Etapa Regional. “Nosso objetivo com esses eventos regionais e depois a Etapa Estadual, na Capital, é reunir ideias, propostas e sugestões que possam fazer a Enfermagem avançar no sentido da valorização do profissional e na melhoria das condições de trabalho”, disse ela.

Na mesa de abertura estavam ainda a coordenadora adjunta da Comissão Organizadora, conselheira Ângela Blatt Ortiga, a Auxiliar de Enfermagem Rosângela Borges da Silva, também conselheira do Coren/SC, e a Enfermeira Odila Waldrich, as duas últimas representando todos os profissionais presentes.

DSCN1680

Os professores da Universidade Federal (UFSC), Denise Pires e Jorge Lorenzetti, fizeram apresentação do documento orientador para estimular os debates que seriam feitos mais tarde entre os participantes divididos em grupos. O documento foi escrito por eles e por mais dois professores: Felipa Amadigi e Gelson Albuquerque.

“Quando falamos em lei, não falamos da nossa governabilidade, por isso o poder ético é nosso dever e nossa responsabilidade”, disse Denise, que enfatizou: “Reduzir custos com a Enfermagem pode aumentar a mortalidade ou ocasionar danos aos pacientes, por isso nossa valorização é importante para todos”.

DSCN1718O professor Jorge Lorenzetti também falou de valorização e disse que o compromisso dos profissionais deve ser com a qualidade da saúde. “Nos últimos dez anos o principal problema apontado pela população é a saúde. Estamos no centro das atenções e precisamos focar nas necessidades dos usuários, ou seja, precisamos pensar na assistência a partir das demandas de quem usa o serviço”, afirmou.

No final da manhã e durante a tarde, os participantes trabalharam divididos em seis grupos para formular propostas de cada eixo temático. No final do dia houve a Plenária Final para eleição dos Delegados e aprovação das propostas a serem encaminhados à Etapa Estadual (8 e 9 de novembro, em Florianópolis).

Foram homologados os nomes de 8 profissionais de nível médio e 8 enfermeiros como delegados, além de três estudantes observadores que podem opinar e sugerir, mas não tem direito ao voto.

Veja mais fotos aqui

DSCN1786 DSCN1784