Etapa Regional em Joaçaba formula propostas para a profissão

Um dia inteiro para debater a profissão e seus desafios. Assim tem ocorrido nas etapas regionais da 1ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina. No dia 13 de setembro foi a vez dos profissionais e estudantes de Joaçaba e região terem essa oportunidade.

Cerca de 80 profissionais e estudantes se reuniram no auditório da Unoesc, campus Joaçaba, para trocar ideias, discutir o cotidiano e sugerir propostas.

DSCN1880

O evento começou com a fala dos representantes dos profissionais: Técnica de Enfermagem Maria Célia Ferreira da Silva e Enfermeira Paula Giovana Kleber, que é secretária de Saúde do município de Joaçaba. Todos parabenizaram a iniciativa e falaram da importância desse tempo para pensar as dificuldades e possibilidades.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenou os trabalhos junto com a coordenadora adjunta da Comissão Organizadora, conselheira Ângela Blatt Ortiga. Helga fez a leitura do Regimento aprovado pela Plenária do Conselho e colocou em discussão o Regulamento da Etapa Regional. “Precisamos dar mais visibilidade ao que fazemos e com a participação de cada um de vocês é que conseguimos saber quais os principais problemas”, disse ela.

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Denise Pires, fez apresentação do documento orientador para estimular os debates que seriam feitos mais tarde entre os participantes divididos em grupos. O documento foi escrito por ela e por mais três professores: Jorge Lorenzetti, Felipa Amadigi e Gelson Albuquerque.

DSCN1875“Quem deve pensar a respeito da Enfermagem é a equipe de Enfermagem, o que parece óbvio, mas sabemos que ocorrem intervenções e não podemos deixar que isso aconteça”, comentou Denise, destacando ainda o Sistema Único de Saúde como uma política que devemos lutar para manter.

No final da manhã e durante a tarde, os participantes trabalharam divididos em seis grupos para formular propostas de cada eixo temático. No final do dia houve a Plenária Final para eleição dos Delegados e aprovação das propostas a serem encaminhados à Etapa Estadual (8 e 9 de novembro, em Florianópolis).

Foram homologados os nomes de oito profissionais de nível médio e oito enfermeiros como delegados, além de três estudantes observadores.

Veja mais fotos aqui