Coren/SC assume cargo no Conselho Fiscal da Ascop

A última Assembleia Geral da ASCOP de 2016 ocorreu nessa terça-feira, 29 de novembro e teve a eleição da nova Diretoria da Ascop para a gestão 2017-2018. O atual tesoureiro Marcello Seemann, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) assume a presidência a partir de janeiro, sucedendo Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do CREA-SC, que continua como integrante do Conselho Fiscal. A nova diretoria da ASCOP é composta ainda por Flávio Flores, presidente do CORE-SC, Evandro Linhares, do CRA/SC, Marino Tessari, do CREF-3, Carlos Beims, do CRECI-SC e Pedro Jeremias, do CRMV-SC. No conselho fiscal estarão Maria do Carmo de Lima Martins (CRN10), Élito Araújo (CRO/SC), Helga Regina Bresciani (Coren/SC), Paulo Sérgio Teixeira de Araújo (CRF/SC) e Paulo Roberto de Jesus (Corecon/SC).

novadiretoria2

A reunião teve como convidado especial o prefeito eleito da Capital, Gean Loureiro, atualmente deputado estadual.  Com a coordenação do presidente da Ascop, Carlos Alberto Kita Xavier, e a presença de representantes dos 18 conselhos profissionais associados, incluindo a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, e o coordenador jurídico Antônio Silva, o prefeito ressaltou a importância de estar próximo da entidade para ter um diálogo com as profissões e apresentou algumas das ações que já estão sendo planejadas para o mandato que inicia em janeiro de 2017. “Estamos num momento de transição pois não podemos esperar para conhecer a situação da prefeitura em plena temporada de verão”, disse ele.

O prefeito eleito falou das prioridades da sua gestão, que inclui um choque de corte de gastos e enxugamento do secretariado devido à situação financeira problemática da prefeitura. As questões tributárias também foram destacadas, assim como as obras sociais de interesse da população e o fim de gratificações por atividades especiais hoje existentes.

Geanfala

Outro ponto enfatizado foi a composição do secretariado. “Vamos contar com uma equipe técnica e profissionais capacitados nas suas áreas de atuação. Essa questão foi um dos motivos de muitos ataques na campanha, que iríamos lotear os cargos, mas isso não vai ocorrer”, garantiu. Gean concluiu dizendo que não será uma tarefa fácil e nem simples, mas que ele e sua equipe estarão empenhados para desenvolver Florianópolis. “Queremos contar com o auxílio dos conselhos profissionais para nos mostrar ideias e ajudar inclusive na fiscalização”, afirmou.

Depois da fala do prefeito, os presentes puderam fazer perguntas e comentários. A presidente do Coren/SC aproveitou para abordar o tema da saúde, disse que ele terá um grande desafio e por isso pediu que mantivesse realmente o diálogo com os conselhos profissionais, nesse caso os ligados à área da saúde, para poder trocar ideias, especialmente sobre os processos de trabalho.

Por fim, foram feitas ainda a apresentação da retrospectiva da gestão 2015/2016, avaliação do Encontro de Pregoeiros e Comissão de Licitação ocorrido em outubro e apresentada a proposta do curso “Aplicando o Portal da Transparência”, a ser realizado nos dias 12 e 13 de dezembro.