Conselheira participa do encerramento das oficinas para implantação da SAE nas unidades hospitalares do Estado

A conselheira do Coren/SC Elizimara Ferreira Siqueira ministrou oficina sobre a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) na última etapa das oficinas para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas unidades hospitalares do Estado de Santa Catarina. A apresentação seguida de interação e debate ocorreu no dia 12 de dezembro e teve a participação de profissionais vindos de várias regiões de Santa Catarina. o Coren/SC participa  como  apoiador da iniciativa da Diretoria de Educação  Permanente da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC).

“Nossa contribuição foi mostrar como funciona a Classificação e como ela deve ser inserida nos processos hospitalares junto com os procedimentos implantados de Sistematização. Todo registro que a Enfermagem faz contribui para melhoria do atendimento e ainda para a valorização da profissão”, disse Elizimara.

O objetivo é implantar a SAE nas unidades hospitalares da SES/SC em todo o Estado. No dia 13 de outubro, a  presidente do Coren/SC  Helga  Regina Bresciani e a conselheira secretária  do  Coren/SC  e também servidora  da SES, Angela Blatt Ortiga, apresentaram a legislação que subsidia a implementação da SAE.

PARA SABER MAIS – A SAE esta normatizada pela Resolução Cofen 358/2009 e constitui  a  execução do processo de Enfermagem, com visão holística é composta por etapas inter-relacionadas e representa  a essência da prática da Enfermagem.