Coren/SC participa de comissão para regulamentação do ensino de nível médio de Enfermagem em SC

Enfermagem (149)O Coren/SC participou da comissão que debateu e apresentou parecer (196/2016) ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) sobre o processo da Secretaria Estadual de Educação (SED 5998/2016), que estabelece diretrizes complementares para a oferta de curso técnico de nível médio Enfermagem em Santa Catarina. O Coren/SC esteve representado pela presidente, Helga Regina Bresciani, e pela conselheira-secretária Angela Blatt. O documento foi aprovado por unanimidade em novembro de 2016.

Segundo Helga, “Participar deste movimento estadual em defesa da qualidade da formação dos profissionais de Enfermagem do nível médio é um anuncio promissor, tanto para dar visibilidade à profissão como para cumprir o compromisso que temos com a sociedade ao prestarmos assistência de Enfermagem segura e de qualidade.”

A analista do eixo Ambiente e Saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Daniella Farinella, que fez parte da comissão e apresentou o trabalho aos integrantes do Conselho, destaca que o documento das diretrizes é o primeiro a regulamentar o ensino de nível médio na área da Enfermagem, até então existem as diretrizes somente para o nível superior. O documento estabelece parâmetros mínimos para a aprovação de novos cursos técnicos de nível médio de Enfermagem apenas em Santa Catarina.

A definição das diretrizes se deu com a participação de escolas, Conselho de Enfermagem e instituições de ensino vinculadas à educação profissional convidadas pelo CEE. Dentre as diretrizes estão questões como uma análise do perfil profissional de conclusão do curso, sugestões de corpo docente, de referências bibliográficas a serem estudadas no curso, possibilidades de oferta de laboratórios para a parte prática, entre outras.

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA – clique aqui