Entrevista com a Enfermeira Odila Maria Waldrich

Odila-Maria-WaldrichEnfermeira assume Secretaria de Saúde de Lages (SC)

Motivação para servir com qualidade. Esse é um dos lemas da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Lages (SC), assumida em 2 de janeiro de 2017, pela Enfermeira Odila Maria Waldrich. O currículo deixa clara a experiência da mulher que está à frente da nova gestão municipal: Enfermeira; Especialista em Saúde da Família; Especialista em Processos de Mudança na Saúde do Ensino Superior; Mestre em Educação e Cientista Social.

Trabalhando há 22 anos na Secretaria de Saúde de Lages, Odila garante que conhece bem o funcionamento e os desafios de curto, médio e longo-prazos do órgão. A secretária reconhece que a principal luta da nova gestão será para colocar em dia as deficiências com relação a recursos humanos. Odila conta que está sendo produzido um diagnóstico da disponibilidade de recursos para qualificar e motivar os colaboradores. “Nós estamos com pessoal bastante reduzido e desmotivado. Estamos com muitas [pessoas em] férias, muitos atestados, muitas licenças, pouco efetivo de profissionais. Por isso, temos o objetivo grande de reconstituir a equipe. Nossa maior perspectiva é fazer com que a equipe esteja motivada para atender com qualidade a população que tanto utiliza os nossos serviços”.

Para trabalhar na questão da qualidade de vida dos colaboradores, Odila destaca que a gestão possui uma equipe de pessoas que trabalham com Educação Continuada e Educação Permanente, com enfoque na motivação dos profissionais. “A gente tem que lembrar que nós somos servidores e o que nós fazemos é prestar serviço, servir da melhor maneira possível. Precisamos motivar nossos colegas para levar um bom trabalho para o povo. Se eu estiver motivada para, eu vou desenvolver um bom trabalho”, enfatiza Odila.

Odila-Maria-Waldrich2A nova gestão destaca ainda o desafio de fazer com que todos os programas da Secretaria Municipal de Saúde interajam entre si e funcionem. A experiência da enfermeira desenvolvendo trabalho de assistência e de gestão durante diversos anos gera boas perspectivas com relação ao encaminhamento destes desafios. “Nós temos a necessidade de fazer com que o serviços funcionem. Hoje as pessoas estão muito individualistas, esquecem de interagir com as outras pessoas. Enfermagem é equipe e gestão também tem que ser equipe. Se não trabalhar em equipe, a gente não consegue nada”.

A formação da secretária nas áreas de Saúde e Educação justifica-se por sua opinião de que estes dois campos são complementares e “formam um elo que não dá pra separar. Por isso eu estudo as duas áreas, para trabalhar as duas coisas em conjunto”. O enfoque da gestão será, então, a saúde vinculada à educação. Odila possui 32 anos de experiência trabalhando diretamente com a saúde, 11 deles no Hospital Infantil de Lages, e também 1 ano e meio como Enfermeira-responsável pela unidade básica de Cerro Negro (SC).

Odila reforça a importância de sua conquista para a categoria da Enfermagem: “Eu gostaria de deixar bem claro que eu agradeço a oportunidade da Enfermagem de estar no comando da Secretaria de Saúde. A enfermagem é um serviço que é 24 horas e é um privilégio para a nossa categoria estar à frente da Secretaria de Saúde de um município tão grande como o nosso”. Odila destaca ainda a importância de os líderes políticos estarem priorizando enfermeiros para o cargo, entendendo que estes profissionais conhecem a realidade da saúde e da Enfermagem e estarão mais aptos levar as reais necessidades na área da saúde para as discussões com os gestores do município.