Conselhos de profissionais da área da saúde são contrários ao ensino à distância

IMG_8285

A conselheira-secretária do Coren/SC, Angela Maria Blatt Ortiga, participou na última terça-feira (07/02)  de uma reunião na sede do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC) com representantes de diversos conselhos profissionais do estado para tratar do Ensino a Distância dos cursos de graduação na área da saúde. Participaram do encontro o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, e a Frente Catarinense em Defesa da Saúde composta por diversos Conselhos Profissionais da área da Saúde de Santa Catarina: Conselho Regional de Nutricionistas (CRN10/SC), Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito-10/SC), Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/SC), Sindicato dos Farmacêuticos entre outros.

Os conselhos regionais da área da Saúde em unanimidade firmaram posicionamento contrário à tal modalidade. Por isso, seus representantes irão articular diversas ações permanentes em âmbito Estadual e Federal com objetivo de garantir que a população receba um atendimento seguro.

A VIDA NÃO É VIRTUAL!

Leia o texto que está sendo divulgado por todos os conselhos:

“Quando se trata de vida e saúde a diferença entre remédio e veneno é a dose, no caso do uso de tecnologias da informação para a graduação de profissionais da área da saúde é oportuno alertar a sociedade brasileira que estamos próximos de uma severa intoxicação.

A Graduação dos cursos da área da saúde na modalidade de Educação à Distância não respeitando as características particulares dos saberes e práticas desta área, coloca em risco a segurança da população brasileira. Referenciados pela Resolução 515/2016 do Conselho Nacional de Saúde tomaremos medidas jurídicas e políticas para proteger a sociedade brasileira, e nesse momento temos a obrigação de não recomendar a Matrícula em cursos de nível superior dá área de saúde na modalidade de Educação à Distância.”

8fev_EAD