Fiscalização em janeiro inspecionou 78 instituições

O ano começou com 78 instituições de saúde visitadas no Estado pelos enfermeiros fiscais do Coren/SC.

Este trabalho é realizado diariamente pelos fiscais da sede, em Florianópolis, e das seis subseções que cobrem todas as regiões do Estado.

Depois de um levantamento de informações em cada local, é feita a checagem dos profissionais contratados e avaliação do dimensionamento para que o atendimento possa ser feito com qualidade e segurança, tanto para pacientes quanto para os próprios profissionais.

A fiscalização ocorre por rotina, denúncia ou parceria com outros órgãos para garantir que o estabelecido na legislação relacionada à Enfermagem seja cumprido. A atuação é especialmente orientativa e educativa para a prevenção das infrações éticas e legais, que podem ser cometidas pelos profissionais ou por gestores.

Os Enfermeiros Fiscais acompanham o prazo das notificações, retornam à instituição para verificar se houve regularização e em caso negativo realizam os devidos encaminhamentos. Em algumas situações, o Coren/SC necessita instaurar ação civil pública para assegurar na Justiça o cumprimento da legislação.

PARA SABER MAIS

A relação de instituições fiscalizadas pelo Coren/SC é publicada mensalmente no site, menu Fiscalização e Ética, sub menu Instituições Fiscalizadas.