Conselheira do Coren/SC e servidora da Saúde de Florianópolis (SC) é homenageada com Prêmio Maricota

10_03_2017_14_58_d166772f61735e3d7d3e5c2bd46fc3bdNo dia de seu aniversário, o mesmo em que se comemora o Dia da Mulher (08/03), a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SC), Elizimara Ferreira Siqueira, foi homenageada com o Prêmio Maricota, destaque em Saúde, da Fundação Franklin Cascaes. Mara, como é conhecida na Secretaria de Saúde, gerencia a Enfermagem na Atenção Primária em Saúde e foi indicada pelos próprios colegas de trabalho e pelo secretário Carlos Alberto Justo da Silva, que esteve no evento, no Teatro da Ubro.

A homenagem se deve principalmente pela atuação da enfermeira em importantes processos de consolidação da qualificação profissional da categoria na rede de saúde da Capital. Uma delas é a elaboração e implantação dos protocolos de enfermagem, ação pioneira da Capital catarinense que amplia a autonomia clínica dos enfermeiros nas unidades de saúde. O processo de elaboração foi construído por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Florianópolis e o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.

A série terá seis protocolos, sendo quatro já publicados, normativas que embasam e aumentam a atuação dos profissionais, especialmente nos casos de atendimento a pacientes com doenças crônicas. Os documentos foram criados pela Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem da Secretaria de Saúde. A ação é referência em todo o Estado.

O resultado dessa mudança será o aumento de cerca de 80% da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde. Os protocolos abordarão 404 diagnósticos e aproximadamente mil intervenções e procedimentos que os enfermeiros passarão a adotar em seu trabalho.

Protocolos como estes são validados pelo Ministério da Saúde e pelos principais organismos internacionais e ampliam ainda mais a qualidade da atenção à saúde na Capital. A construção dos documentos é uma das etapas da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.