Coren/SC participa de celebração de 25 anos da revista Texto & Contexto Enfermagem na UFSC

Ocorreu hoje (16/3) a comemoração dos 25 anos da revista Texto & Contexto Enfermagem, organizada pelo programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A revista foi fundada em 1992 pela professora emérita de Enfermagem da UFSC Ingrid Elsen como o primeiro periódico temático de Enfermagem com abordagem qualitativa do Brasil. A conselheira do Coren/SC Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos participou e foi citada como autoridade presente no evento.

2017-03-16-PHOTO-00000829 2017-03-16-PHOTO-00000828

A editora-chefe da revista desde 2010, Maria Itayra Padilha, agradeceu a presença do Coren/SC e afirmou ser essencial a participação das entidades de classe para fortalecimento da categoria em todos os eventos da Enfermagem catarinense. A revista Texto & Contexto Enfermagem é reconhecida e tem circulação nacional e internacionalmente com o indicativo de qualidade A2 (segundo mais alto) pelo CAPES, que avalia programas de pós-graduação nas universidades brasileiras. Segundo Maria Itayra, a revista tem como missão divulgar a produção técnico-científica da UFSC para a comunidade científica e acadêmica.

A conselheira Evanguelia acredita que é indispensável a participação do Conselho em um momento como este, enquanto uma autarquia federal que representa quase 54 mil integrantes e que prima pela qualidade da assistência e segurança. “A revista está consolidada no meio científico e vem contribuindo muito com a ciência da Enfermagem”, declarou. Evanguelia acrescenta ainda que “foram 25 anos de muita luta e muito trabalho para a revista chegar onde está hoje e que foi “uma honra e um prazer estar representando o Coren/SC no evento”.

2017-03-16-PHOTO-00000830 2017-03-16-PHOTO-00000831

Estavam presentes no evento as seguintes autoridades: a coordenadora do programa de pós-graduação em Enfermagem da UFSC, Vânia Backes; a reitora em exercício da UFSC, Alacoque Lorenzini; a coordenadora do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da UFSC, Josimare Lacerda; a chefe do Departamento de Enfermagem da UFSC, Dulcinéia Ghizoni Schneider; a editora-chefe da revista Texto & Contexto Enfermagem, Maria Itayra Padilha; e a superintendente do Hospital Universitário da UFSC, Maria de Lourdes Rovaris.

O evento contou também com a presença de professores de outros países para uma mesa redonda de debates, eram eles Francisco Mercado, da Universidade de Guadalajara, no México; Denise Gastaldo, da Universidade de Toronto, no Canadá; e Elide Mariela Bustos, da Universidade de Magalhães, no Chile.

2017-03-16-PHOTO-00000834 2017-03-16-PHOTO-00000833