Coren/SC participa de reunião sobre Rede Cegonha da Serra Catarinense

20170314_151600A conselheira do Coren/SC  Rosângela Borges da Silva participou, no dia 8 de março, da Reunião da Regional  de Saúde, em Lages (SC), sobre a Rede Cegonha da Serra Catarinense. A Rede Cegonha é um programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Os municípios da Serra Catarinense aderiram ao programa em 2013 e vêm desenvolvendo ações para as gestantes e crianças de até dois anos de idade desde então.

A Serra Catarinense buscou implementar o programa nos municípios da região com os objetivos de (a) reduzir a mortalidade infantil da região, por meio da identificação precoce os casos de HIV, Sífilis e Hepatites, (b) iniciar o tratamento em tempo oportuno, (c) reduzir os índices de cesáreas e aumentar o parto normal, (d) aumentar o aleitamento materno exclusivo (e) trabalhar fortemente em parceria com o Comitê de Prevenção de Óbitos Materno, infantil e fetal da Serra Catarinense.

O programa é mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gestante deve ir à Unidade Básica de Saúde de seu município para realizar o pré-natal. Durante o período gestacional, o parto e o puérpério, a paciente é acompanhada pelo seu médico.