NOTA DE PESAR – Falecimento de pioneira da Enfermagem Irmã Cacilda

Com profundo sentimento de tristeza, o Coren/SC registra o falecimento de Ottillie Hammes, conhecida como Irmã Cacilda. Uma perda para a Enfermagem catarinense.

No ano passado, ela recebeu justa homenagem como pioneira na primeira gestão do Coren/SC,em 1975, tendo trazido na época toda sua experiência da ABEn/SC, onde foi presidente entre 1962 e 1964. O velório está sendo realizado na residência dela, no bairro Forquilhinhas, em São José.

Esta religiosa era procedente de Santa Cruz do Sul (RS). Formou-se na Escola Luisa de Marillac, no Rio de Janeiro, em 1956 e transferiu-se para Florianópolis, onde assumiu e organizou o Serviço de Enfermagem da Maternidade Carmela Dutra. Além desta maternidade, Irmã Cacilda também trabalhou em outros hospitais na capital, porém sua marca ficou registrada na história da enfermagem, por ter criado a Escola de Auxiliares de Enfermagem Madre Benvenuta, por delegação da Congregação da Divina Providência, em 1959.
Posteriormente em 1962, percebendo a necessidade de uma entidade de classe que congregasse as enfermeiras catarinenses, criou junto com outras enfermeiras, a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEN-SC). Esta teve um impacto social e foi fundamental para que a profissão se desenvolvesse no Estado, a exemplo do restante do país. Irmã Cacilda atuou na enfermagem até o final da década de 70, quando se aposentou, permanecendo porém, até os dias atuais, desenvolvendo trabalhos vinculados à Fraternidade Esperança, Ordem religiosa da qual participou da fundação.

#Enfermagemdeluto