Dúvida Frequente: Técnicos de enfermagem podem executar a função de Retirada de Introdutor Femoral?

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, com base nas legislações que regulamentam a atuação dos profissionais de enfermagem, no Parecer de nº 007/2012 – CT emitido pelo Coren-SP e no Parecer Normativo Nº 001/2015 do Conselho Federal de Enfermagem/COFEN conclui que o procedimento de retirada de Introdutor vascular deve ser privativo ao enfermeiro no que diz respeito a equipe de enfermagem, visto que tal procedimento é considerado complexo e exige avaliação e tomada de decisão imediata. Salienta-se a importância de o enfermeiro ter competência técnica científica e ética no sentido de garantir assistência de enfermagem segura e inerente ao processo de enfermagem respaldado em protocolos de boas práticas.

Caso você deseje a fundamentação desta resposta clique aqui.