UFSC está com edital aberto para mestrado profissional em Enfermagem

mestrado cofenOs 16 Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem, contemplados no Acordo Cofen/CAPES  (Edital n. 27/2016), iniciaram a divulgação dos seus  editais para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado profissional para enfermeiros, que serão ofertados nesse primeiro ano de cooperação. As inscrições estão abertas para vagas nos mestrados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), e Universidade de São Paulo (USP). Para a UFSC, em Florianópolis, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Chapecó, serão ofertadas dez vagas cada. Em 2017, serão oferecidas no total 140 vagas, disponíveis para consulta prévia no site do Cofen.

As inscrições para o mestrado da UFSC ficam abertas até o dia 5 de maio e é necessário ter curso de graduação em Enfermagem e vínculo empregatício no cargo de enfermeiro/a confirmados para se candidatar. É obrigatório apresentar o Plano de Intervenção: pesquisa aplicada/produto/prática de gestão do cuidado ou inovação tecnológica, tendo como foco a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O tema de estudo do/a candidato/a, deverá estar vinculado a uma das linhas de atuação do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem (Mestrado Profissional). Todas as informações podem ser conferidas no edital completo.

Candidatos – Poderão concorrer as vagas enfermeiros inseridos no SUS, com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, e também nas instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao SUS. Os candidatos também devem estar em situação regular com os Conselhos Regionais de Enfermagem.

Para o Presidente do Cofen, o apoio a Programas de Pós-Graduação financiado pelo Cofen abre uma nova perspectiva de qualificação profissional para enfermeiros. “Nosso intuito é otimizar a assistência de Enfermagem à população brasileira nos serviços de saúde, fortalecendo o SUS. Colocamos em prática o maior programa de mestrado profissional do Brasil, uma gigantesca e arrojada estratégia do Cofen, abrindo chances de crescimento e de mudança para os enfermeiros inscritos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, devidamente inseridos nos seus contextos de trabalho, o que em muito contribuirá para disparar processos de transformação em suas práticas no SUS”, ressaltou Manoel Neri.

Valorização – Na opinião do presidente do Cofen, o mestrado representa a valorização desses profissionais, uma oportunidade que os enfermeiros não imaginavam ter. “Fazer um mestrado profissional em universidades renomadas, com a intencionalidade de capacitar enfermeiros para sua melhor instrumentalização teórica, tecnológica e científica, no âmbito de múltiplos processos adversos e interventivos, seja de conotação preventiva ou cuidativa, é algo completamente novo para a Enfermagem brasileira”, argumenta Neri.

Fonte: Ascom Cofen.