Evento do Coren/SC em São Miguel do Oeste abordou Sistematização e Dimensionamento

SMO4

 

Os eventos promovidos pelo Coren/SC durante a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem iniciaram por São Miguel do Oeste, onde ocorreu um Encontro sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Oficina de Dimensionamento, atendendo a  Resolução 527/2016.

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, coordenou os trabalhos e fez a palestra sobre Sistematização. “Para dar visibilidade ao trabalho dos profissionais de Enfermagem é preciso mostrar aos gestores os registros realizados e isso se faz com a Sistematização”, disse ela, orientando que deve-se definir os papéis de cada um da equipe, a fim de evitar acúmulo de tarefas ou retrabalho.

O evento ocorreu no campus da Unoesc e teve a participação de cerca de noventa profissionais. A coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc, Ana Maria Martins Mozer, esteve presente, assim como as conselheiras do Coren/SC Otília Cristina Coelho Rodrigues e Priscila Rodrigues da Cunha e a enfermeira fiscal Carolise Ana Basso. Este foi o 5o Encontro de  Enfermeiros Responsáveis Técnicos que debateram os temas junto com Gerentes de Enfermagem, Enfermeiros,  Técnicos de Enfermagem das unidades hospitalares, unidades especiais e também da Atenção Básica, além de estudantes.

A SAE é a organização e a execução do processo de Enfermagem, com visão holística é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Resolução 358/2009. É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, mas depende da política da instituição, da liderança de Enfermagem, da liberdade de tomar decisões, da socialização do conhecimento sobre o tema e da vontade de percorrer todo o processo de mudança. “Para melhorar a qualidade e a segurança do paciente precisa da parceria do gestor com os profissionais e os pacientes, além de trazer a sociedade para nosso lado”, disse a presidente do Coren/SC.

Durante a tarde ocorreu a Oficina de Dimensionamento para que todos pudessem conhecer mais sobre este cálculo que é feito da necessidade de pessoal com base no tempo necessário para cada procedimento e no grau de dependência dos pacientes, com abrangência em Atenção Básica, Caps, Hemodiálise, Área Hospitalar, Unidades Especiais (UPA/Pronto Socorro, Centro Obstétrico e Hematologia). Os participantes foram divididos em grupos tendo a orientação das conselheiras e enfermeiras fiscais do Coren/SC.

Depoimentos – A enfermeira Eloisa Zanella, do Hospital Regional de São Miguel do Oeste e professora da Unoesc, disse que o evento foi muito proveitoso, pois instigou o aperfeiçoamento diário dos profissionais. Ela disse que iniciou a implantação da SAE onde trabalha, assim como a classificação de risco e acredita que trará benefícios ao paciente. Outro enfermeiro do Hospital Regional, Cristiano Alba, destacou o dimensionamento como fator fundamental para a qualidade do atendimento. “A oficina nos permitiu conhecer os argumentos para mostrar aos gestores a importância de termos o número adequado de profissionais”, disse ele.

 

Acompanhe todas as informações no site do Coren/SC: www.corensc.gov.br e confira a galeria completa de fotos!

Confira os próximos eventos sobre SAE e Oficina de Dimensionamento, inscreva-se aqui.

 

Dia 10/05/2017 (09 – 17h) IELUSC/Joinville – Inscrição até 08/05/2017

Dia 11/05/2017 (09 – 17h) FURB/Blumenau – Inscrição até 08/05/2017

Dia 23/05/2017 (09 – 17h) UNIARP/Caçador – Inscrição até 19/05/2017

Dia 24/05/2017 (09 – 17h) UNIPLAC/Lages – Inscrição até 19/05/2017

Dia 26/05/2017 (09 – 17h) UNESC/Criciúma – Inscrição até 23/05/2017

Dia 30/05/2017 (09 – 17h) SENAC/Florianópolis – Inscrição até 23/05/2017