Coren/SC participa de abertura da Semana Brasileira de Enfermagem na UFSC

Com o tema “Boas práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC), realizou na manhã desta quinta-feira (18/05) a abertura da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem. A conselheira do Coren/SC Elizimara Ferreira Siqueira representou o Conselho, e ministrou a palestra sobre o tema da Semana. A professora enfermeira e vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini, fez uso da palavra e aproveitou para agradecer ao Coren/SC pela outorga do Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem em Santa Catarina 2017, que recebeu na noite de 16 de maio.

022

031Compuseram a mesa de autoridades durante a cerimônia o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, a enfermeira e vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini, o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Fabrício de Souza Neves, a chefe do Departamento de Enfermagem da UFSC em exercício, Ana Isabel Jatobá, a coordenadora do curso de Enfermagem da UFSC, Soraia Dornelles Schoeller, a diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Elaine Matos, e a representante da Associação Brasileira de Enfermagem seção Santa Catarina, Maria Lygia dos Reis Belaguarda.

Após as falas dos componentes da mesa , iniciou-se a palestra interativa “Cuido de mim, cuido de ti, cuido de nós”, com a enfermeira obstetra e psicóloga, Lorena Machado e Silva sobre a complexidade dos relacionamentos. Lorena inicioucom uma dinâmica que incluiu todos os presentes do auditório em uma roda em torno das cadeiras, de mãos dadas, em que realizaram uma dança coletiva. A coreografia tratava sobre a forma como cada um ocupa seu lugar e permite que o outro ocupe o dele em um relacionamento e como fazer isso funcionar em harmonia. A palestra da conselheira do Coren/SC Elizimara Ferreira Siqueira aconteceu após o intervalo e abordou aspectos sobre exercício da Enfermagem de forma a consolidar uma sociedade íntegra e democrática.

037

A comissão organizadora do evento foi formada pelas seguintes profissionais da UFSC: Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Juliana Balbinot Reis, Luciana Fabiane, Luciana Martins da Rosa, Melissa Orlandi Honório Locks, Marli Terezinha Stein Backes, Vitória Regina Petters Gregória, Giseli Cristina Manfrini Fernandes e Olga Garcia.