Coren/SC participa da Semana de Enfermagem do Hospital Regional de São José

 

Nos dias 17 e 18 de maio ocorreram várias atividades dentro da Semana de Enfermagem do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José. A abertura foi feita pela presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, com o tema Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado. Em seguida teve a apresentação da presidente da ABEn/SC, Magada Tessman, abordando o tema “Boas Práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.

No mesmo dia à tarde, a conselheira do Coren/SC, Angela Blatt Ortiga, palestrou Como melhorar a segurança do paciente utilizando a Sistematização da Assistência de Enfermagem.

A Comissão de Organização da 19ª Semana de Enfermagem do Hospital Regional de São José relatou que o objetivo é fazer a integração entre todos os profissionais de Enfermagem independente do local onde estão lotados e inserir os estudantes na temática.

A programação também teve outras palestras e atividades com foco na segurança do paciente, métodos de prevenção de lesões de pele, os diferentes processos de trabalho entre Técnico de Enfermagem e Enfermeiro, regimento interno e cuidados paliativos. A Comissão programou também uma sessão de cinema com o filme “Como eu era antes de você”, para que logo após assistirem, os profissionais pudessem fazer uma reflexão do tema proposto com a mediação da enfermeira Maria Ligia dos Reis Bellaguarda.

 

Palestras – Na sua apresentação, a presidente do Coren/SC mostrou o protagonismo que a Enfermagem tem nas equipes de saúde, tanto no cuidado como no atendimento completo ao paciente. “Transformar o cuidado é o resultado de um cuidado sistematizado, ou seja, priorizar a qualidade de vida e de saúde da população por meio de instrumentos e ferramentas de apoio clínico como Diretrizes Clínicas, Protocolos e Manuais de Cuidado, Guia de procedimentos, Intervenção e avaliação da assistência à população que vão além da dimensão biológica”, disse Helga.

 

A conselheira Angela destacou a importância Sistematização da Assistência de Enfermagem e mostrou como o planejamento, o registro e os protocolos são fundamentais para garantir a segurança do paciente, além de permitir que a Enfermagem possa ser mais valorizada já que as anotações demonstram como o trabalho destes profissionais é significativo.

helga mesa abertura angela