Encontro promovido pelo Coren/SC em Florianópolis teve palestra sobre Sistematização Descomplicada

DSCN5501

O doutor em Enfermagem pela USP e diretor do Comitê de Educação Pesquisa da Nanda Internacional, Marcelo Chanes, ministrou palestra em Florianópolis com o tema “Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) descomplicada”. O evento promovido pelo Coren/SC ocorreu no auditório do Senac e integrou a programação da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem. Cerca de 130 profissionais estiveram no encontro.

DSCN5460Na abertura, a presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, destacou a necessidade dos profissionais de Enfermagem em terem autonomia e ampliarem a visibilidade da atuação. “Essa é a importância da SAE, que define as funções e valoriza o nosso papel nas equipes”, disse a presidente. A conselheira Missia Mesquita Páscoa e a coordenadora de Fiscalização do Coren/SC, Karla Barzan, também fizeram a abertura representando as demais conselheiras da região presentes e os enfermeiros fiscais.

Marcelo Chanes é idealizador do projeto #RevoluçãodoCuidar, cujo objetivo é construir uma nova identidade para a Enfermagem com foco em resultados, não apenas em diagnósticos ou condições fisiológicas. Na palestra, o enfermeiro mostrou como a SAE já é feita e muitas vezes os profissionais não percebem. “A Sistematização é uma tomada de decisão e faz parte da gestão. Ocorre o tempo todo e mentalmente enquanto os enfermeiros estão em atendimento com os pacientes”, disse ele.

O palestrante discutiu cada fase da SAE e a relação com a identidade da(o) enfermeira(o), com base nas taxonomias NANDA-I, NOC e NIC. Ele argumentou que é fundamental mostrar o valor e o espaço da Enfermagem. “Numa conversa com o gestor é preciso mostrar que para trabalhar SAE é fundamental ter dimensionamento correto nas equipes e capacitação. A Sistematização ajuda a alcançar resultados positivos para os pacientes”, afirmou.

Ele demonstrou a importância de ter os processos bem definidos para poder implantar a SAE, cumprindo etapas do dia a dia como a definição de diagnóstico, o enfrentamento eficaz, padrão respiratório, dor controlada, escolha das intervenções, entre outras decisões. Em vários momentos, Chanes abordou a vocação, fator indispensável para quem lida com cuidado e enfatizou que a rotina e o fluxo do dia a dia faz perder o envolvimento emocional consciente, que permite fazer escolhas e manter a auto-identidade. “A minha ótica é sempre a do outro. Isso é ser enfermeiro”, concluiu

Oficina de Dimensionamento – Durante a tarde, os participantes foram divididos em três grupos para trabalhar os cálculos de dimensionamento conforme Resolução Cofen 527/2016. Os fiscais da sede Jennifer Adriane Nesso, Lívia Martins de A. Fortunato, Manoel Rogério dos Santos Junior e Mariana Zabotti da Silva orientaram o grupo da área hospitalar. A presidente Helga ficou com os profissionais das unidades especiais e as conselheiras Angela Blatt Ortiga e Elizimara Ferreira Siqueira fizeram a oficina com o grupo da área de Atenção Básica.

Este foi o último encontro de um total de sete que foram realizados em maio pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) com palestras sobre SAE e oficinas de dimensionamento para as áreas hospitalar, atenção básica e unidades especiais. Os eventos foram realizados em São Miguel do Oeste, Joinville, Blumenau, Caçador, Lages e Criciúma.

DEPOIMENTOS – A enfermeira Viviane Müller, do Instituto de Cardiologia em São José, considerou o evento muito importante. “Desde o local, bem central, até a qualidade das palestras, foi tudo muito bom. O enfermeiro Marcelo Chanes foi uma excelente escolha”, disse ela, que complementou: “Quanto mais pudermos aperfeiçoar os procedimentos, mais estaremos contribuindo para o atendimento da população”.

A técnica em Enfermagem Noemi Carvalho Laurentino, do Hospital da Polícia Militar, também elogiou a organização e as escolhas dos temas. “Muitas vezes não temos tempo para capacitação, mas quando paramos e podemos debater a profissão, certamente nos ajuda na rotina das atividades e influencia positivamente toda a equipe. Achei construtiva e incentivadora essa iniciativa do Coren”, afirmou Noemi.