Enfermeiros fiscais inspecionaram 114 instituições no mês de abril

O trabalho dos enfermeiros fiscais do Coren/SC é diário e de acordo com as demandas de cada região. No mês de abril foram inspecionadas 114 instituições de saúde em todas as regiões do Estado. Estas atividades são realizadas para conhecer as realidade destes locais para que ofereçam bons serviços de saúde.

É feito sempre um levantamento de informações nas unidades e isto inclui saber os dados dos profissionais contratados e avaliar o dimensionamento para que o atendimento possa ser feito com qualidade e segurança, tanto para pacientes quanto para os próprios profissionais.

A fiscalização ocorre por rotina, denúncia ou parceria com outros órgãos para garantir que o estabelecido na legislação relacionada à Enfermagem seja cumprido. A atuação é especialmente orientativa e educativa para a prevenção das infrações éticas e legais, que podem ser cometidas pelos profissionais ou por gestores.

Os Enfermeiros Fiscais acompanham o prazo das notificações, retornam à instituição para verificar se houve regularização e em caso negativo realizam os devidos encaminhamentos. Em algumas situações, o Coren/SC necessita instaurar ação civil pública para assegurar na Justiça o cumprimento da legislação.

PARA SABER MAIS

A relação de instituições fiscalizadas pelo Coren/SC é publicada mensalmente no site, menu Fiscalização e Ética, sub menu Instituições Fiscalizadas.