Catarinenses estão no evento que debate reformulação do Código de Ética da Enfermagem

7jun_conferenciaeticaA Enfermagem realiza até sexta-feira (09/06), o maior debate sobre ética profissional já feito no Brasil. Iniciada na manhã do dia 7 de junho, em Brasília, a I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (I Conaeenf) reúne mais de 300 delegados de todos os estados brasileiros para analisar e debater proposta de reformulação do Código de Ética.

Do Coren/SC participam a técnica de Enfermagem Rafaela Serpa, técnica de Enfermagem Míssia Mesquita Páscoa, enfermeira Maria do Carmo Vicensi e enfermeira Helga Regina Bresciani, presidente do Coren/SC. Também estão no evento os colaboradores enfermeira Denise Elvira Pires de Pires, enfermeira Dulcineia Veras G. Schneider, enfermeira Ingrid B. Reis Alcântara, enfermeiro Cláudio Alex de Souza Sipriano, enfermeira Tania Silvana Schulz e enfermeiro Tarcísio José da Silva.

A proposta de reformulação é resultado de amplo e democrático debate, iniciado por Grupo de Trabalho estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Os estados encaminharam suas propostas de alterações após a realização de diversos encontros e conferências junto aos profissionais de Enfermagem, ouvidos também em consulta pública realizada no Portal Cofen.

Em Santa Catarina foram realizados encontros em janeiro e fevereiro nas seis cidades onde o Coren/SC possui subseção e na sede.

“O processo iniciado pela plenária do Cofen é inovador na história da Enfermagem brasileira. Até então, as reformulações do Código Ética foram feitas em estreita observância à Lei 5905/73, segundo a qual compete ao Cofen ‘elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais‘. Fomos além, levando esse debate a todos os Conselhos Regionais, aos profissionais de Enfermagem e à sociedade, de maneira ampla”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

“Nosso compromisso é respeitar a essência das propostas saídas desta conferência”, assegurou Neri, sob aplausos.

“Precisamos de um código de Ética que defenda a sociedade e proteja o bom profissional”, afirmou o conselheiro federal Jebson Medeiros, coordenador do grupo de trabalho responsável pela reformulação do Código de Ética, na abertura do evento. Jebson agradeu ao Cofen, aos Conselhos Regionais, aos integrantes do Grupo de Trabalho e, especialmente, aos presentes na Conaeenf. “O nosso trabalho se consolida com a contribuição e validação de vocês, nesta conferência”.

Convocada pelo Conselho Federal de Enfermagem, a I Conaeenf reúne delegados e convidados, incluindo entidades como a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e Federação Nacional de Enfermeiros (FNE), para debater, analisar e aprovar a minuta de Código de Ética, propondo os últimos ajustes. Após aprovada, a minuta de resolução será submetida à plenária do Cofen e entrará em vigor 120 dias após a publicação no Diário Oficial da União (D.O.U).

7jun_conferenciaEtica_grupoSC 7jun_conferenciaetica_painel

Com informações da Assessoria de Comunicação do Cofen.