Dúvida Frequente: Com a introdução do prontuário eletrônico os pedidos de RX são solicitados e impressos e freqüentemente os pedidos são alterados manualmente para RX no leito, diferentemente do que consta no prontuário e pedido original. A Enfermagem pode modificar/alterar pedido Exame diagnóstico elaborado por outro Profissional, no caso médico?

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina conclui que a alteração da prescrição de outro profissional diverge da atuação preconizada pelo Código de Ética da Enfermagem, configurando-se em infração ética. Salienta-se a importância e a possibilidade de estabelecimento de protocolos clínicos para subsidiar a prática do enfermeiro quando necessário, inclusive para solicitar exames como RX, se for o caso e assim o paciente necessitar. Portanto, a prescrição de outro profissional não deve ser alterada pelos profissionais de Enfermagem em nenhum momento ou por quaisquer justificativas. Caso vislumbre algum erro, o profissional de Enfermagem devidamente respaldado técnico cientificamente deve entrar em contato com o profissional prescritor.

Caso você deseje a fundamentação desta resposta entre neste link