Dúvida Frequente: Gostaria de saber em que artigo se enquadra e se cabe uma advertência quando o enfermeiro do setor vai pedir mais colaboração da equipe nas atribuições, e a Técnica de Enfermagem não aceita orientação e faz atribuições que não compete a ela. Foi indelicada com a enfermeira pelos corredores e próximo aos pacientes?

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina recomenda fortemente a leitura do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) e considera importante a realização de reuniões da equipe para discutir e encaminhar tais situações, com a possibilidade de aplicação de advertência se assim estiver previsto na organização do serviço. Aproveitamos ainda para esclarecer que, se a situação permanecer, o profissional de Enfermagem que infringir o CEPE pode ser denunciado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Caso você deseje a fundamentação desta resposta entre neste link