Ensino a distância é tema de Reunião Extraordinária de Plenária em Joinville

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (23/8), em Joinville, uma Reunião Extraordinária de Plenária do Coren/SC com a presença dos conselheiros e uma abordagem sobre o Ensino a Distância (EaD) em Enfermagem. Para tratar do tema, está presente a representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeira doutora Rosali Barduchi Ohl, membro da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa – CTEP e membro da Comissão Cofen-MEC. Atualmente ela é professora associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – EPE/UNIFESP.

Na abertura, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani destacou que a Enfermagem é a tradução da arte de cuidar e qualquer mudança qualitativa precisa ocorrer na união de esforços com responsabilidade e ética. “Há uma preocupação muito grande com o aumento das escolas à distância. Temos muito que lutar pela qualidade, pela formação responsável e ética, para melhorar ambientes de trabalho e questões salariais, entre outros”, disse ela, concluindo: “Uma profissão que lida com a vida não pode ser ensinada a distância”.

DSCN5901 DSCN5915 DSCN5922

A professora Rosali iniciou sua fala mostrando o cenário atual da formação e da profissão no país. Em seguida, ela mostrou as ações do Cofen para evitar a proliferação do EaD desde 2010. “O uso da tecnologia não pode sobrepor as questões relacionais”, afirmou Rosali, ressaltando que é fundamental se preocupar com a formação para garantir a qualidade da assistência que é oferecida.

“A questão é complexa e pode levar à má formação. Um dos resultados pode ser o advento de erros e danos por imperícia, negligência e imprudência serão maiores”, relatou.

Foi aberto um espaço para debate entre os presentes, sendo que houve participação de coordenadores de cursos de Enfermagem, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, além de estudantes que participaram da Reunião.

Na sequência, a integrante da Câmara Técnica de Educação e Legislação Profissional do Coren/SC Daniella Farinella Jora fez a apresentação da minuta do Parecer 22/2017 que mostra os argumentos do impacto em Enfermagem com formação 100% EaD. O documento foi aprovado e deve ser publicado em breve.

Para saber mais sobre EaD

Audiência Pública debate a expansão da graduação EaD na área da saúde