Coren/SC apoia mobilização do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, a campanha Setembro Amarelo promove mundialmente, desde 2014, conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês foi escolhido por conta do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, instituído pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP).

No Brasil, a campanha foi iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Outras entidades colaboram na divulgação do tema e o Coren/SC também participa dessa mobilização.
Setembro-Amarelo

Como aderir à campanha?

Colocando faixas e iluminando prédios públicos com a cor amarela; mobilizando passeatas e passeios de bicicleta ou motocicleta; distribuindo folhetos; vestindo camiseta ou fita amarela. Enfim, deixe sua criatividade agir!

Porém, não basta participar de uma campanha como essa sem contribuir efetivamente para a causa no seu dia-a-dia. O “Setembro Amarelo” incentiva cada um de nós, de maneira simbólica, a reforçar nosso papel social e lembrar diariamente da responsabilidade afetiva que temos com quem convive conosco. Já dizia Raposa ao Pequeno Príncipe, na obra de Antoine de Saint-Exupery: “tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas”.

Uma das formas de ajudar quem está ao nosso redor é exercendo a escuta ativa. Quando uma pessoa chega até você e desabafa, ela não necessariamente precisa de conselhos ou soluções para seus problemas. Ou pior: ela não precisa saber que você está em uma situação pior, porque isso não se trata de competição. Aprenda a ouvir mais e falar menos.

Na dúvida, seja gentil. “Todo mundo que a gente encontra na vida está enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil com todo mundo. Sempre!”.

Lembre-se: a menos que você tenha se graduado em Psicologia ou em áreas similares, não é a pessoa ideal para lidar com as dificuldades de outras pessoas, ainda que sejam pessoas que você ama. Incentive-as a buscar ajuda profissional.

Setembro Amarelo é mais do que vestir uma camiseta amarela. Vamos juntos lutar por um mundo mais gentil e acolhedor!

Canal de apoio

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio através do site, pelo telefone 141, via Skype ou por e-mail. O atendimento é feito por voluntários treinados. A conversa é anônima e tem sigilo completo. http://www.cvv.org.br/