Equipe de Enfermagem do Hospital Hans Dieter Schmidt de Joinville implanta Sistematização da Assistência (SAE)

A implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), em Joinville (SC), sempre foi um grande desejo. Publicamos aqui um relato da equipe de Enfermagem com as ações desenvolvidas.
No ano de 2012, por iniciativa das enfermeiras Fabiane Guizoni, Marilia Soncine e Aline Moraes Gonçalves, com o apoio dos demais enfermeiros da unidade, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) foi o setor precursor do um método de prescrição de Enfermagem que, de uma forma muito positiva, norteou as ações da equipe de Enfermagem, melhorando a assistência prestada aos pacientes e os registros das informações.

No segundo semestre do ano de 2015, com incentivo da chefia de divisão, Fabiane Guizoni, e da gerência de Enfermagem, enfermeiro Simão Boing, alguns enfermeiros foram convidados a fazer um curso sobre SAE oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Santa Catarina (SES/SC). Ao retornarem, essas enfermeiras apresentaram o conceito à equipe de Enfermagem do CTI e à chefia e, em conjunto, foi decidido implementar a SAE no hospital. Iniciou-se pelo CTI devido ao fato de o HRHDS possuir residência multiprofissional em terapia intensiva nesse setor. Porém, alguns ajustes foram necessários, pois já eram feitos alguns diagnósticos de Enfermagem de acordo com o método citado anteriormente.

No segundo semestre de 2016, com apoio da nova gerência de Enfermagem, agora liderada pela enfermeira Renata Trevisan, as enfermeiras foram convidadas a fazer novamente o curso de SAE oferecido pela SES/SC, porém, dessa vez, visando a implementação no hospital e não somente o conhecimento em si. Ao conhecer mais profundamente o método e debater sua utilidade e importância foi percebido tanto pela equipe de Enfermagem quanto pela chefia que a SAE estava realmente fazendo falta no dia a dia do setor e do Hospital. Assim, as enfermeiras Tatiane Macan de Fáveri, Bruna Mazzuco Benedette, Rita de Cassia Figueiredo e Fabiane Guizoni foram incumbidas pela gerência de Enfermagem a montar e incluir no sistema Micromed a Sistematização da Assistência de Enfermagem do HRHDS.

A teoria de Enfermagem utilizada para a construção da SAE do HRHDS foi a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta por abranger as mais diferentes necessidades de prestação de assistência dos pacientes dos diversos setores e especialidades de um hospital de grande porte, tal como o HRHDS de Joinville. Os registros desenvolvidos de maneira sistematizada proporcionam ao profissional os meios de manter ou ajudar a restaurar a saúde do paciente, além de garantir a continuidade do cuidado de uma forma mais segura e de maior qualidade.

Atualmente, somente o CTI tem a SAE completa, com entrevistas, exames físicos, diagnósticos e prescrições. Nos demais setores do Hospital, a implementação está em fase bem avançada de adaptação, respeitando as especificidades e necessidades de cada setor. A maior dificuldade encontrada na execução do processo foi a implementação no sistema, pois ainda há ajustes como a assinatura eletrônica que é um dos itens que está sendo resolvida; outra dificuldade encontrada na execução da SAE é a falta de funcionários, que acarreta a sobrecarga de trabalho, fazendo com que o cuidado de Enfermagem não seja adequado ao que o paciente realmente necessita, em alguns momentos por não conseguirem realizar todas as ações programadas para assistência do dia.

Sendo assim, para nós do HRHDS, apesar de ainda termos algumas dificuldades com as questões citadas, temos certeza de que os profissionais e a chefia do hospital se sentem muito satisfeitos em poder realizar um trabalho que é privativo da Enfermagem, mas que contribui como um todo para todas as especialidades envolvidas no cuidado dos pacientes, norteando o raciocínio clínico, as tomadas de decisões diagnósticas e intervenções baseadas em evidências e fortalece a profissão de enfermeiro quanto ciência e constante evolução do cuidado e assistência ao paciente.