Inauguração do Museu Nacional de Enfermagem reúne personagens da Enfermagem

IMG_3898-1024x683A noite desta segunda-feira (11/9) foi muito especial para a história da Enfermagem brasileira. O Museu Nacional de Enfermagem foi inaugurado na cidade de Salvador, na Bahia, estado onde a patrona da profissão, Anna Nery, nasceu e iniciou sua trajetória como precursora de toda a evolução da Enfermagem no país.

Após um ano fechado, o antigo MuNEAN, considerado patrimônio histórico e cultural, foi incorporado pela estrutura administrativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através da doação de todo o acervo à autarquia, que manterá a nova gestão do museu, sob a diretoria de Julia Lemos. O conceito do museu é o mesmo, de valorizar a Enfermagem e seus profissionais, contando a trajetória da profissão, com seus marcos históricos e personagens de destaque. Porém, resgatamos a importante contribuição do afro descendente nesse contexto, resultando em uma reconfiguração do perfil da Enfermagem. “Trata-se de uma nova gestão, o momento de construção de uma nova história: ela é minha e de todos os profissionais de Enfermagem”, destacou Julia.

Outra novidade do museu é a criação do espaço do Cofen, com exposição permanente para que o público conheça também a história e o papel da autarquia federal e dos conselhos regionais. Já a sala multiuso oferece materiais e obras que podem ser acessadas por qualquer pessoa.

Gestora do projeto de implantação do antigo Museu Anna Nery, a enfermeira e ganhadora do prêmio Anna Nery, Ednelza Feitosa, emocionada, agradeceu o reconhecimento de seu trabalho desde o primeiro formato do museu da Enfermagem, criado por iniciativa do Cofen e dos Conselhos Regionais.

Manoel Neri, presidente do Cofen, faz parte da linha do tempo construída pelo Museu Nacional de Enfermagem como celebridade afro descendente homenageada. Durante a inauguração, ele justificou a escolha do local: “Em homenagem a Anna Nery, baiana, mulher e brasileira, considerada uma heroína, resolvemos permanecer com a sede do museu em Salvador”, afirmou.

Também estiveram presentes na inauguração conselheiros federais, presidentes de conselhos regionais, inclusive a anfitriã Maria Luiza Castro (Coren-BA), de colaboradores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, representantes de entidades representativas da Enfermagem e estudantes e profissionais, que quiseram prestigiar o evento.

Parcerias com Universidades – O MuNEAN possui parcerias com algumas universidades, inclusive do exterior. Uma delas é a Chamberlain College of Nursing, localizada nos Estados Unidos e pertencente ao Grupo Educacional Devry, ao qual a Faculdade Ruy Barbosa também faz parte. Todos os anos alunos visitam o Brasil para praticar e aprofundar seus conhecimentos sobre a profissão e conhecer o sistema público de saúde, com atendimentos e visitas a hospitais, maternidades, postos de saúde, além do Museu Nacional da Enfermagem. Cerca de 15 alunos prestigiaram a inauguração do espaço: “Esse tipo de intercâmbio traz a oportunidade para os estudantes da Chamberlian desenvolverem ações que não existem em suas realidades, sendo muito gratificante essa troca de experiências. Os espaços mostram de forma criativa e tecnológica o progresso da história da profissão e estamos muito felizes por presenciarmos um momento tão importante para a Enfermagem no Brasil, com a reinauguração do museu”, afirmou Stephanie Dean Black, doutora em Enfermagem.

O Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), localizado em Salvador, também possui parceria com o MuNEAN. As coordenadoras dos cursos de graduação de Enfermagem, Claudenice dos Santos e Milena Bastos, são responsáveis por aproximadamente 1.700 alunos que, periodicamente, visitam o local a fim de compreenderem a evolução da Enfermagem e os aspectos culturais envolvidos. Componente curricular do curso do primeiro semestre, a disciplina das dimensões do papel do enfermeiro inclui o museu como atividade prática principal oferecida aos estudantes. “A incorporação do MuNEAN à administração do Cofen permitirá ainda mais o esclarecimento aos alunos do papel dos conselhos e a importância do engajamento maior da profissão, através da formação ética, política e crítica”, destacaram as professoras.

Fonte: Cofen