Comissão Nacional debate participação dos técnicos e auxiliares de Enfermagem nos eventos do Sistema Cofen/Corens

A presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, participou de reunião organizada pela Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Cofen (Conatenf), na tarde dessa segunda-feira (18/9), na plenária do Coren/SC. O encontro faz parte do Projeto Conatenf Itinerante, que tem como objetivo conscientizar e informar profissionais de Enfermagem de nível médio do país a respeito da participação no sistema Cofen/Corens. Em Santa Catarina, os membros da Comissão vão atuar hoje e amanhã (dias 18 e 19 de setembro).

DSCN6886

A proposta do projeto foi abordada inicialmente pela coordenadora da Conatenf, Rosângela França, e pelo membro da Conatenf, Emerson Pacheco.

Em seguida, os participantes debateram sobre a importância da participação dos técnicos e auxiliares em momentos de decisões a respeito da profissão, como em consultas públicas. “O nível médio perde muito quando não participa das consultas públicas, porque fica somente a opinião dos enfermeiros e o ideal é que haja todas as opiniões”, comentou Helga.

Também foi discutida a pouca participação dos profissionais de nível médio em cursos e capacitações. “É errado achar que eles não vão porque não querem”, apontou Helga, argumentando que isso ocorre devido à falta de horários livres e impossibilidade desses profissionais interromperem sua jornada de trabalho para se capacitarem.

O estímulo à interação entre profissionais de enfermagem foi outro tema na conversa. O Técnico em Enfermagem Nereu Sandro Espezim propôs a realização de encontros de técnicos, da mesma forma que ocorrem os congressos para enfermeiros. “O técnico tem muito a contribuir porque ele passa mais tempo com o paciente”, explicou Espezim.

O Coren/SC acredita na importância de fazer auxiliares e técnicos a se enxergarem enquanto profissionais de Enfermagem, assim como os enfermeiros. “Somos contra qualquer tipo de preconceito de níveis de formação e reforçamos que as três categorias possuem a mesma importância dentro da profissão”, disse a presidente.

Sobre o Conatenf

No dia 24 de abril de 2015, o Conselho Federal de Enfermagem aprovava a criação da Comissão Nacional de Técnicos de Enfermagem, que passou a atuar como porta-voz do nível médio no Cofen. Com caráter permanente, a comissão possui função propositiva e consultiva, aprimorando a interlocução com auxiliares e técnicos de enfermagem.

Presentes:

Emerson Pacheco

Priscila Rodrigues da Cunha

Míssia Mesquita Páscoa

Nelyr de Fátima Filipini

Wallace F. Cordeiro

Nereu Sandro Espezim

Alessandra Junkes Coutinho

Márcia Cristina Vicente

Helga Regina Bresciani

Rosângela Fernandes Alves França

DSCN6824 DSCN6829 DSCN6833 DSCN6834 DSCN6835 DSCN6851 DSCN6852 DSCN6856 DSCN6863 DSCN6868 DSCN6874 DSCN6878