Coren/SC encaminha ofício pedindo esclarecimentos à Secretaria da Saúde sobre críticas à Enfermagem

A presidente do Coren/SC, Helga Bresciani, encaminhou ofício ao Secretário Adjunto de Estado da Saúde Murillo Ronald Capella e ao Secretário de Estado da Saúde Vicente Augusto Caropreso, posicionando o Conselho contra fala feita por Capella em entrevista ao Diário Catarinense, publicada no dia 12 de setembro de 2017.

Ao apontar a quantidade de selecionados no processo seletivo de técnicos de enfermagem feito em julho – sem mencionar que o desempenho na prova não pode ser avaliado isoladamente uma vez que o processo seletivo possui outras fases -, Capella desrespeitou as constantes lutas, conquistas e avanços do Serviço de Enfermagem na assistência à saúde da população catarinense.

O compromisso profissional e a qualidade da assistência de Enfermagem não podem ficar expostos por declarações infundadas e sem uma analise criteriosa de uma prova seletiva que a gestão utiliza para tirar o foco dos descasos que historicamente vem ocorrendo na saúde do Estado de Santa Catarina.”, apontou Helga, no ofício.

No documento, foi reforçada a capacidade de um bom departamento de recursos humanos de aprender com cada processo de recrutamento, entrevista ou teste aplicado.

A cada nova rodada, inovações e constatações levam à respostas mais eficientes e a um processo seletivo mais justo com os candidatos e mais útil para o empregador. Faz-se necessário desmistificar a concepção da avaliação como prêmio e castigo, como a seleção dos bons e dos ruins, como construção de uma hierarquia fixa entre pessoas.”

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina não aceitará declarações que desconsiderem e desvalorizem o trabalho dos profissionais. Ademais, o Coren/SC defende Concursos Públicos e a valorização dos profissionais.

Para conhecimento da situação, o ofício também foi encaminhado à presidente do Conselho Estadual de Saúde Cleia Aparecida Giosoli.

Clique aqui e confira o ofício na íntegra.