Criado grupo de trabalho em defesa da valorização da Enfermagem

Depois da audiência pública que reuniu mais de 600 pessoas na Assembleia Legislativa, no dia 31 de outubro, foi criado nessa quinta-feira (23/11), na sede do Coren/SC, um Grupo de Trabalho em Defesa e Valorização da Enfermagem Catarinense para definir ações imediatas que demonstrem a importância da categoria no atendimento seguro e de qualidade na área da saúde.

Além do Coren/SC, fazem parte do Grupo representantes da ABEn-SC, do Centro Acadêmico de Enfermagem da UFSC, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) e dos cursos de graduação em Enfermagem da UFSC e da Estácio de Sá.

IMG_20171123_154433764

Um dos primeiros encaminhamentos foi a produção de uma carta que será entregue ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e ao Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina(CRM/SC) para mostrar os prejuízos no atendimento da Rede de Atenção Básica e solicitar a retirada da ação que impede as(os) Enfermeiras(os) de atuar na requisição de exames.

Um outro passo é realizar uma articulação nacional para mobilizar os Conselhos Regionais, o Cofen e a ABEn Nacional em torno da ação do CFM e ainda dos temas de valorização, que são o papel da Enfermagem na Atenção Básica e nos hospitais e a formação, que não pode ser a distância.

Ao direcionar ações práticas, o Grupo definiu também como encaminhamento a apropriação de todos os projetos de Lei já existentes em Santa Catarina para acompanhar, defender junto aos legisladores e mostrar a importância da Enfermagem no dia a dia das equipes de saúde.

“Para concretizar essas ideias vamos trabalhar em vários campos, como o legislativo estadual e os municipais, no Judiciário, no Conselho Estadual de Educação, além de interagir com os Responsáveis Técnicos (RTs), com a direção de escolas e centros acadêmicos.