Conselheira do Coren/SC participa de sessão legislativa

COREN_SITENa tarde de segunda-feira (20/11), a partir de requerimento da vereadora Marcilei Vignatti (PT), o Poder Legislativo de Chapecó recebeu a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Otília Cristina Rodrigues para explanar acerca da liminar favorável ao Conselho Federal de Medicina (CFM), de restringir a atuação dos profissionais de Enfermagem.

Em outubro deste ano, uma decisão liminar favorável ao CFM, passou a restringir a atuação da enfermagem. Após manifestações dos profissionais da área e também de áreas afins, a liminar foi derrubada, mas o processo continua em andamento. “A atuação dos enfermeiros é essencial, sobretudo para a saúde pública no Brasil. Apesar de a decisão ter sido revogada, precisamos ficar atentos para que ações como esta não se repitam”, defendeu a vereadora Marcilei.

A representante do Coren/SC explanou aos vereadores acerca das atribuições comuns aos profissionais da área de enfermagem. “A nossa atuação inclui, desde o acolhimento ao paciente, até os atendimentos da mais alta complexidade. Temos profissionais qualificados para realizar consultas de enfermagem, testes rápidos – como os de sífilis, hepatite e HIV- testes do pezinho, inspeções, investigações de surtos de doenças, e diversas outras ações. Em pequenos municípios, muitas vezes, não há médicos, e os enfermeiros absorvem muitas demandas de saúde pública”, explica.

Após a explanação, Otília pediu apoio dos parlamentares para a manutenção do veto à liminar. “Contamos com a contribuição de todos para que possamos manter o veto. Queremos manter a mobilização para mostrar nosso protagonismo nas ações de saúde em todo o país”, finaliza.

Com informações da Câmara Municipal de Chapecó